Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
NOTÍCIAS 

Porto de Aveiro colabora no projeto «RADAR ON RAIA»

A Administração do Porto de Aveiro vai colaborar no projeto INTERREG, designado por “RADAR ON RAIA”, através do qual será instalada uma torre meteorológica na área do porto, torre essa que integrará a rede de instalações de monitorização e fornecerá dados para o referido projeto. A colaboração surge no âmbito de um pedido do INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

O objetivo do projeto é atualizar e estender, para além da fronteira da Galiza, a rede de radares de alta frequência, em operação desde 2011, convertendo-a numa infraestrutura de observação transfronteiriça que permitirá melhorar o conhecimento da dinâmica oceânica de um nível local a um nível regional na zona noroeste da Península Ibérica. Pretende ainda desenvolver, adicionalmente, novos produtos que possam aproveitar as potencialidades da tecnologia radar HF, tais como, melhorar a gestão de emergências marítimas, a gestão do derrame de contaminantes e a gestão de riscos costeiros, entre outros.

O “Radar On Raia”, que inclui parceiros espanhóis e portugueses, é coordenado pelo CETMAR – Centro tecnológico del Mar, tendo como parceiros Puertos del Estado, as Universidades de Vigo e de Santiago de Compostela, o INESCTEC, o Instituto Hidrográfico e o INEGI, entre outros.