FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Areas| 2014 | VDEOFOTO

Exerccio/Simulacro Porto Seguro 2013 (Vdeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VDEOFOTO

Bicentenrio da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra Fotos de outros tempos

Excurso dos Empregados Superiores do Dirio de Notcias a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Barra Paixo

Barra Paixo
SLIDESHOW



FTIMA LOPES ALVES, PRESIDENTE DA APA, S.A.:
Participao do Porto de Aveiro no CASCADE 2019 foi muito positiva

Fátima Lopes Alves, Presidente da APA, S.A., dá nota “muito positiva” à participação do Porto de Aveiro e da comunidade portuária no “Cascade 2019”:
“A Administração do Porto de Aveiro considera muito positiva a sua participação no exercício ‘Cascade 2019’, que possibilitou testar as capacidades e treino das suas próprias equipas, bem como a boa interacção e articulação de todas as entidades envolvidas. Regista-se consecutivamente um notório empenho das empresas instaladas nos terminais do Porto de Aveiro, que participaram neste exercício.”

O Exercício Cascade’19 teve continuidade no dia 30 de maio no Porto de Aveiro, com dois eventos distintos, um no Terminal de Granéis Líquidos, cujo alerta foi dado às 10:47 após a ocorrência de uma explosão num tanque de metanol, com origem num relâmpago, seguido de incêndio, e, o outro, no parque de contentores no Terminal Norte na área da MEDWAY, com o alerta de um derrame num contentor de produto perigoso não identificado, por volta das 11:15.

O Centro de Coordenação de Operações (CCO) da APA foi guarnecido com os elementos das diversas entidades de resposta à emergência, bem como os responsáveis da segurança das empresas afectadas pelo incidente.

De imediato foi dada prioridade à assistência às vítimas e à segurança das pessoas, sendo definidos os perímetros de segurança nas áreas afectadas e determinada a evacuação preventiva das pessoas não essenciais à operação de emergência em curso.

Resolvido o incidente de incêndio nas instalações da BRESFOR, foi evitado o efeito dominó a outras empresas.

Devido à ocorrência do derrame de anilina na empresa SPGAMAG, foi dada ordem para a evacuação total do Terminal de Granéis Líquidos e do Terminal de Granéis Sólidos. Esta operação foi realizada com êxito, envolvendo uma componente de evacuação marítima, da responsabilidade da Autoridade Marítima, e outra terrestre, num total de 18 elementos das empresas dos dois terminais. No local estiveram elementos da Autoridade Marítima, da Administração do Porto de Aveiro, Brigadistas das Empresas, corporações de Bombeiros e GNR, contando com um total de 80 operacionais.

O incidente no contentor no Terminal Norte apresentou-se com grau elevado de complexidade devido ao derrame de produto perigoso não identificado, sendo necessária a intervenção de equipas mistas especializadas em várias valências.
Neste incidente participaram elementos da Autoridade Marítima, Polícia Judiciária, Corporações de Bombeiros, GNR e equipas especializadas internacionais, contando com um total de 56 operacionais.

A componente do exercício de combate à poluição ocorrida no dia anterior, na ponte-cais n.º 26 do Terminal de Granéis Líquidos, teve novos desenvolvimentos operacionais neste dia, com a continuidade da operação de recuperação do produto poluente, tendo sido recolhidos 10m3 de fuelóleo. Para além do equipamento que tinha sido já colocado na contenção do derrame, foram fundeadas em cascata barreiras de contenção pertencentes ao Departamento Marítimo do Norte. Participaram nesta operação meios da Administração do Porto de Aveiro, Capitania do Porto de Aveiro, Departamento Marítimo do Norte, embarcações de pesca local da APARA e rebocador da empresa Tinita, contando com um total de 50 operacionais.

A Administração do Porto de Aveiro, faz nota muito positiva da sua participação no exercício Cascade’19 que possibilitou testar as capacidades e treino das suas próprias equipas, bem como a boa interação e articulação de todas as entidades envolvidas. Regista-se consecutivamente um notório empenho das empresas instaladas nos terminais do Porto de Aveiro, que participaram neste exercício.”


 






Artigos relacionados:




Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Poltica de Privacidade

feed
mapa
Publicidade