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Novo projecto na ZALI aumenta volume de mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro

O projecto de infra-estruturação da Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro, co-financiado pelo programa Compete 2020, prevê um investimento de mais de 14,2 milhões de euros, com um investimento elegível de 7,5 milhões de euros, a que corresponde um financiamento do fundo de coesão de 6,4 milhões de euros.

Este projecto prevê aumentar o volume de mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro para 65.000 toneladas em 2022; captar o investimento privado, sendo que o seu valor estimado ascende a 25 milhões de euros e a criação de 200 pontos de trabalho. Além disso pretende contribuir para as exportações nacionais com um valor de 25 milhões de euros/ano e gerar importantes benefícios ambientais, através da maior atractividade do transporte marítimo e ferroviário, junto dos agentes económicos, prevendo-se um aumento da utilização do transporte marítimo.

A ZALI, projecto co-financiado pelo programa Compete 2020, visa afirmar o porto de Aveiro como “um nó logístico na cadeia de transporte do Corredor Atlântico, através da oferta de uma nova área de acolhimento de actividades industriais e logísticas em zona portuária, servida por ligações marítimas e terrestres competitivias”.

No âmbito do programa de infra-estruturação da Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI) do porto de Aveiro pretende-se implementar uma plataforma logística portuária com uma área total de construção de 73,2ha, servida por acessibilidades rodo-ferroviárias, da qual 42,3ha destina-se a lotes de dimensão variável para instalação de unidades logísticas e industriais, 14ha para actividades logísticas de apoio à carga contentorizada e /ou actividades de acabamento e assemblagem de cargas de projecto e 15,9ha de áreas comuns.

De acordo com a informação divulgada, o novo projecto pretende vocacionar o porto de Aveiro como centro de negócios competitivo, com condições para prestar serviços logísticos às cadeias de abastecimento, que utilizam o Corredor Atlântico, bem como aumentar a atractividade do porto para a captação de investimento privado, implicando num aumento da rentabilidade dos terrenos portuários e uma maior utilização do transporte marítimo, com um consequente aumento da actividade portuária. Simultaneamente pretende que seja alcançada uma maior rentabilidade dos terrenos portuário através da ocupação de parcelas de terreno por unidades logísticas e/ou industriais.

O Porto de Aveiro é hoje um porto multifuncional que desempenha “um papel primordial no serviço de diversos sectores da indústria”, nomeadamente na cerâmica, química, vitivinícola, metalúrgica, madeira e derivados, agro-alimentar e construção”.

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