FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Farol da Barra de Aveiro em dia de nevoeiro

Farol da Barra de Aveiro em dia de nevoeiro
SLIDESHOW



APA ORGULHA-SE DE INTEGRAR O PROJECTO
Parque de Ciência e Inovação inaugurado

O Parque de Ciência e Inovação (PCI) foi inaugurado esta terça-feira. O equipamento, instalado maioritariamente no município de Ílhavo, conta com o envolvimento de diversos parceiros, com a Universidade de Aveiro (UA) à cabeça, mas também a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e várias empresas, entre as quais a Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.). Ocupa uma área de 35 hectares e representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros, financiado por fundos europeus.

O Reitor da Universidade de Aveiro considerou que se trata de um “poderoso” instrumento para fomentar a cooperação entre a região e as empresas. Ribau Esteves, líder da CIRA e da autarquia de Aveiro, referiu-se aos colegas, Presidentes de Câmara, agradecendo a solidariedade ativa e o investimento financeiro coletivo. "Somos um caso único em Portugal. As Câmaras não investem só em realidades físicas que não acontecem nos seus municípios. Temos provas dadas. Estamos na linha da frente", disse. Fernando Caçoilo, autarca ilhavense, falou do “papel crucial da Câmara local no desenvolvimento do processo”. Foram inaugurados três edifícios já concluídos. Para a segunda fase, a desenvolver-se em Aveiro, ainda não há data programada.

fonte

Instrumento qualificado de execução de prioridades políticas nacionais deque a UA é parceira, o Parque de Ciência e Inovação – PCI · Creative Science Park Aveiro Region destaca-se pelo envolvimento colaborativo, formal e efetivo de diferentes atores que constituem a tripla hélice da inovação e do desenvolvimento económico: o conhecimento, através da UA, a região, através da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e dos municípios de Ílhavo e de Aveiro, e as empresas.

Estruturado em torno de cinco grandes áreas de aposta estratégica da UA e do desenvolvimento da região - Tecnologias de Informação, Comunicação eElectrónica (TICE), Materiais, Mar, Agroindustrial e Energia – o processo colaborativo é valorizado pela existência de espaços qualificados e de ações de apoio à promoção da inovação, empreendedorismo, capacitação de negócios, entre os quais se destacam a Design Factory, a Incubadora de Empresas e os Laboratórios de Uso Comum (LUC) de Materiais e Agroalimentar e das TICE.

A Design Factory assume-se como uma plataforma dinâmica e facilitadora para a exploração de práticas metodológicas, ferramentas e processos de design participado, especialmente na realização de projetos decorrentes de parcerias estratégicas entre a academia e o tecido económico, social e cultural, revestindo-se de um papel estratégico para a região de Aveiro como espaço de colaboração e partilha de conhecimento no desenvolvimento e materialização de produtos e serviços inovadores liderados pelo Design.

A Incubadora é um espaço de acolhimento, dinamização e apoio à incubação de ideias inovadoras e promissoras, com base em projetos de reconhecida elevada qualidade, assim como startups de índole tecnológica e de elevado potencial de crescimento, num ambiente físico que proporciona o surgimento de oportunidades de negócio, de partilha de experiências e de participação em redes de cooperação e funcionará em estreita articulação com a IERA – Incubadora de Empresas da Região de Aveiro. Aberta a toda a Região de Aveiro, a Incubadora disponibiliza 1897 m² distribuídos por escritórios individuais, espaços de coworking, laboratórios, áreas comuns e serviços.

Nos LUC serão disponibilizados espaços para o acolhimento temporário de projetos de I&DT, do sistema científico e das empresas, pretendendo acolher equipas multidisciplinares, em estreita articulação com o setor científico e académico. Aqui serão disponibilizados serviços de empreendedorismo e inovação, de apoio à valorização e promoção do conhecimento e da inovação, que incluem serviços de promoção de ID&T; programas de crowdfunding, programas provas de conceito, divulgação e valorização de tecnologia e valorização de conhecimento e plataformas tecnológicas. Os LUC oferecem, ainda, serviços complementares de apoio a estas atividades.

O PCI contempla ainda uma grande zona de acolhimento de empresas e startups projetadas para atrair e fixar empreendedores de talento e de visão interessados em desenvolver negócios relacionados com a criação de produtos e serviços altamente qualificados e inovadores nas áreas de referência do PCI. Nesta zona, o PCI terá, no imediato e para serem disponibilizados através da cedência do direito de superfície, 19 lotes de terreno infraestruturados destinados à edificação por entidades que sejam elegíveis no âmbito dos regulamentos do Parque.

O Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park Aveiro Region é uma sociedade anónima, constituída em 2010, da qual a UA é a acionista maioritária, localizando-se no Município de Ílhavo (30 hectares na zona da Coutada) e no Município de Aveiro (5 hectares na zona do Crasto, Verdemilho). Refletindo a relevância do Parque de Ciência e Inovação no contexto regional e nacional, o Conselho de Administração é presidido pela UA e composto por representantes da CIRA, Portus Park, AIDA, I’M – SGPS,SA., Grupo Visabeira, SGPS, S.A. e Caixa Geral de Depósitos.
 


 



Data: 2018-03-07



Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa