FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto de Pesca Costeira - Por Paulo Magalhães

Porto de Pesca Costeira - Por Paulo Magalhães
SLIDESHOW



SIMULACRO NO PORTO DE AVEIRO ENVOLVEU 300 OPERACIONAIS
«Porto Seguro 2013» considerado muito positivo

A Divisão de Segurança da APA, S.A. realizou, este sábado, 27 Abril, em coordenação com os Serviços Municipais de Proteção Civil das Câmaras Municipais de Ílhavo e de Aveiro, um exercício/simulacro denominado “Porto Seguro 2013”.
Com início às 14:15 h, no Terminal de Granéis Líquidos, este exercício teve por objectivo avaliar a capacidade de resposta para a emergência de acordo com os pressupostos dos Planos de Emergência Internos das Operadoras, do Plano de Emergência Interno da APA, do Plano de Emergência Externo da Câmara Municipal de Ílhavo e do Plano de Emergência Municipal da Câmara Municipal de Aveiro.

“Um exercício com saldo bastante positivo” – considera José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A., fundamentando: “Registamos a prontidão no accionamento de todos os meios previstos nos Planos de Emergência e a resposta célere das entidades chamadas a combater o sinistro, assim como a eficácia, profissionalismo e abnegação de todos os profissionais envolvidos”.
“A dimensão do cenário e o número de entidades que participaram no exercício exigiu uma boa articulação entre todos, tendo sido constatada uma melhoria significativa, sobretudo nas comunicações, isto em relação ao último exercício realizado” – acrescenta o administrador da empresa pública.
Para o presidente da APA, o Porto de Aveiro é um “porto seguro, característica bem evidenciada através do exercício hoje realizado”.


O cenário simulado:

Às 14:15 é sentida uma forte explosão, seguida de incêndio, na Prio Parque de Tanques no Terminal de Granéis Líquidos.

Seguindo o procedimento de alerta, o operador da empresa PRIO Parques de Tanques dá o alerta ao 112 e à Portaria do TGL, informando da ocorrência de uma explosão no Tanque de Gasolina seguida de incêndio de grande dimensão e da existência de 2 mortos e 2 feridos graves queimados.

Devido à explosão, algumas empresas do Terminal de Granéis Líquidos foram afectadas pelos destroços da explosão, havendo registo de focos de incêndio na Prio Biocombustíveis, na Bresfor e APD Química.
São seguidos os procedimentos internos na APA de acordo com o PEI para a comunicação e articulação de meios de socorro com as entidades responsáveis na actuação em emergência, tendo em conta o cenário acima identificado.
Tendo em conta a dimensão das áreas atingidas é ativado o Plano de Emergência Externo da Câmara Municipal de Ílhavo e é definido pelo CDOS a localização do Posto de Comando Operacional Conjunto.

O Centro de Coordenação de Operações CCO é ativado no edifício sede da APA, mantendo o contacto permanente com o Posto de Comando Operacional Conjunto.
Constituída no Terminal Ro-Ro, a Zona de Concentração e Reserva dos Reforços, serve de base logística às operações de intervenção das Corporações de Bombeiros, Proteção Civil e INEM.

Com a chegada das primeiras corporações de bombeiros ao local, as equipas de 1ª intervenção das operadoras apoiam os bombeiros na evacuação dos sinistrados e iniciam os procedimentos instituídos de ataque ao incêndio. São definidas e coordenadas as acções de evacuação do TGL e TGS entre as diversas operadoras das instalações, o Posto de Comando Operacional Conjunto e o Centro de Coordenação de Operações (CCO).

Com o desenvolvimento dos focos de incêndio é dado o alerta pelo parque da CIRES de um sobreaquecimento das esferas nas suas instalações. O parque da Cires por prevenção de eventual libertação de cloreto de vinilo, solicita um resguardo às suas instalações de uma distância de 2000 metros.
O Serviço Municipal de Proteção Civil da CMI, inicia os procedimentos de alerta à população seguindo depois os procedimentos para a evacuação da população da área de resguardo definida.
O CDOS informa o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Aveiro e o Comando da Base Militar de S. Jacinto.
Extintos os incêndios no TGL o exercício é dado por terminado pelo CCO.

A Administração do Porto de Aveiro regista a eficácia da resposta ao incidente manifestada por todos os intervenientes, tendo já aberto um inquérito para determinar as causas do sinistro; as conclusões do inquérito - a entregar pela equipa responsável ao Conselho de Administração da APA, SA no prazo máximo de quinze dias -, cotejadas com os relatórios das entidades envolvidas no combate aos incêndios hoje verificados, ajudarão os responsáveis pela atuação na emergência a desencadear, com prontidão e firmeza, as medidas consideradas necessárias para evitar futuras ocorrências deste tipo”.


O exercício/simulacro contou com a participação dos seguintes intervenientes:

 

APA SA - Autoridade Portuária
Capitania do Porto de Aveiro – Autoridade Marítima Nacional
Câmara Municipal de Ílhavo -Serviço Municipal de Proteção Civil de Ílhavo (S.M.P.C )
Câmara Municipal de Aveiro - Serviço Municipal de Proteção Civil
ANPC –CDOS
INEM
GNR
1ºAlerta:
Bombeiros Voluntários de Ílhavo
Bombeiros Voluntários de Aveiro Velhos
Bombeiros Voluntários de Aveiro Novos

Alertas Subsquentes:
Vinte e quatro Corporações dos Bombeiros do Distrito de Aveiro
Hospital de Aveiro
Empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro: ( PRIO Parque de Tanques, Prio Biocombustíveis, BRESFOR, APD Química, CUF, DOW,CIRES, Cruz e Companhia,PPS )

Participaram no exercício um número total de 300 pessoas.


 


 



Data: 2013-04-27

Artigos relacionados:


feed
mapa
Publicidade