Ambiente

ESCLARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO

Relatório da qualidade do ar

A APA, S.A. está a efetuar a avaliação da qualidade do ar na envolvente do Porto de Aveiro, com o objetivo de compreender os impactes da movimentação do petcok na área envolvente ao TGS e, principalmente, na Gafanha da Nazaré. Este trabalho, contratualizado com a Universidade de Aveiro – Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), integra duas campanhas de caracterização da qualidade do ar (verão e inverno), bem como a simulação numérica da ação dos ventos e a simulação física em túnel de vento.

Neste âmbito, foi executada durante o mês de Julho a primeira campanha da qualidade do ar (campanha de verão), cujo relatório pode consultar aqui.

Ressalvando o facto de que este relatório corresponde apenas à primeira fase da avaliação dos trabalhos e à necessidade de se aguardar pelos dados da segunda campanha para que possa ser efetuada a comparação dos resultados obtidos com os valores legais, bem como pelos estudos complementares, permitimo-nos no entanto destacar as conclusões deste relatório, designadamente, a referência a que a qualidade do ar na Gafanha da Nazaré é na generalidade boa e ainda que os poluentes com relação conhecida às emissões de petcok apresentaram concentrações médias baixas, com valores equivalentes aos níveis registados em zonas rurais e urbanas da União Europeia no que respeita aos metais.