Porto de Aveirohttp://www.portodeaveiro.pt/Site do Porto de Aveiro - PortugalDuna gigante no Porto de Aveiro dá lugar a uma zona industrial http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7228http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7228Já não existe a "duna" gigante que, nos últimos anos, era visível por quem passava junto ao Porto de Aveiro. O espaço, com 45 hectares, está agora livre e disponível para que a área portuária se expanda, através da criação da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI).

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5,6 milhões de euros para reabilitação do antigo Forte da Barrahttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7229http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7229Está dado mais um passo para que o antigo Forte da Barra, em Ílhavo, possa receber uma unidade hoteleira. Dia 29 foi assinado o contrato de concessão, por 50 anos, entre a sociedade AM+PM e a Administração do Porto de Aveiro (APA).

De acordo com o contrato de concessão, está previsto um investimento no edificado de 5,6 milhões de euros. E estão também a ser estudados para o local outros projetos, a ser realizados pela Câmara Municipal e pela APA.

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ASM Industries iniciou produção de torres eólicas offshore destinadas à Holandahttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7230http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7230A ASM Industries encontra-se a produzir torres eólicas offshore para o projeto Fryslan, na Holanda. A empresa, sedeada no Porto de Aveiro, iniciou, em setembro, o fabrico de 42 secções de torres eólicas offshore para a Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) para o Fryslan Offshore Wind Farm.

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Porto de Aveiro avança com projecto de nova solução para as portarias e controlo de acessoshttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7231http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7231O Porto de Aveiro vai avançar com o projecto de «Operacionalização do modelo de portaria e controlo de acessos» à infra-estrutura portuária. A iniciativa pretende fomentar o índice de competitividade, informa a administração portuária. O projecto foi adjudicado à consultora de Logística e Transportes Marlo Consult, tendo um prazo de dois anos para ser finalizado.

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Importa cuidar dos oceanos!http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7232http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7232O sistema científico alerta para a necessidade de cuidar dos oceanos. Mensagem deixada no Museu Marítimo de Ílhavo no seminário “Desafios do Mar Português” dedicado à cultura marítima. A 9.ª edição, por ocasião do 19.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo, teve como tema as “Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos”. Neste programa entrevistamos Rui Rosa, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

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Projecto MAPEAR em destaquehttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7225http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7225Em destaque, nesta emissão, o Projecto MAPEAR, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (APEA). Trata-se de uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, fundada em Junho de 1990, que tem como objectivo principal o desenvolvimento da educação ambiental.

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Aveiport embarca colunas e tanque produzidas pela ASM Industries rumo a Marrocoshttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7222http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7222A 10 de Outubro a empresa Aveiport embarcou duas colunas e um tanque produzidas pela companhia ASM Industries, com destino a Casablanca, em Marrocos. A maior das peças embarcadas apresentava um peso de 75 toneladas e mais de 33 metros de comprimento.

O Lifting Plan gizado pela Aveiport materializou-se «em articulação com a Actanis e a ASM Industries, recorreu a 2 gruas», permitindo concluir mais uma operação de carga de projecto «com enorme eficácia e sucesso», reporta a empresa que opera no porto aveirense.

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Logística e os portos enquanto nós da intermodalidadehttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7220http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7220O espaço da CPA destaca o debate online sobre "Logística e os portos enquanto nós da intermodalidade" que foi organizado pela ADFERSIT - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte.

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Entrevista a Francisco Fonteshttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7221http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7221A Administração do Porto de Aveiro e a EFACEC assinaram um protocolo com vista à realização de uma instalação-piloto de Sistema de Controlo de Passagem de Nível suportado em comunicações 5G.

A empresa tem em desenvolvimento um sistema de controlo de passagem de nível que foi objeto de uma candidatura aos programas europeus de apoio ao desenvolvimento tecnológico.

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Bondalti em destaquehttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7219http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7219Neste edição do Espaço da CPA damos destaque à Estratégia Nacional para o Hidrogénio.

A Bondalti, empresa associada da CPA, com instalações fabris em Estarreja, é uma das principais utilizadoras do terminal químico, tendo sido seleccionada pelo Estado português para candidatura a financiamento pela União Europeia.

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Sistema inovador para aquacultura em «fase de validação»http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7218http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7218A Universidade de Aveiro (UA) está a criar uma aqualcultura inovadora para produção de robalo e plantas marinhas. O desenvolvimento e validação de um sistema de aquacultura modular multitrófica integrado para espécies de águas marinhas e salobras tem garantido um incentivo que cobre o investimento aprovado que supera 1,2 milhões de euros.

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Vela contribui para a promoção da Estação Náutica de Ílhavohttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7217http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7217A Estação Náutica do Município de Ílhavo permite fornecer a potenciais visitantes e praticantes da náutica de recreio soluções organizadas, integradas e concretas que respondam à totalidade das necessidades técnicas, funcionais e humanas para todas as embarcações que tenham condições para transpor a barra da Ria de Aveiro.

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Porto de Aveiro prepara estratégia para relançar papel da ferroviahttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7224http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7224O eixo Aveiro-Salamanca deve beneficiar da modernização de sistemas de comunicação e o plano de investimentos do país não pode ignorar algumas das suas mais relevantes vias. Testemunhos da administração do Porto de Aveiro e do alcaide de Salamanca acentuam essa importância.
Fátima Alves, da APA, explicou que o desenho do plano estratégico do Porto de Aveiro prevê a adaptação das condições do porto e da base logística às tendências de futuro.
 

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Pinturas murais perpetuam memórias gafanhenseshttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7216http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7216As mulheres que antigamente trabalhavam nas secas de bacalhau, bem como os tripulantes dos navios da pesca do bacalhau, vulgarmente designados por bacalhoeiros, inclusive os que pescavam a bordo dos pequenos dori, ou ainda personagens relevantes na “Faina Maior”, como o capitão Valdemar Aveiro, estão homenageados em pinturas murais, da autoria do artista plástico António Conceição, no viaduto sobre a Avenida dos Bacalhoeiros e o ramal ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.

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Construtores de barcos de recreio manifestam interesse na zona de antigos estaleiroshttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7215http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7215A indústria da construção de barcos de recreio está atenta à Região de Aveiro e começa a demonstrar interesse no regresso da construção naval às margens da ria.

Os primeiros sinais surgem das parcerias com uma empresa emblemática que há décadas se instalou na região.

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Com os Pés no Sal, no Ecomuseu Marinha da Troncalhadahttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7206http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7206Com o calor do sol, a água do mar e a brisa do vento nascem os cristais de sal. A visita pelo salgado de Aveiro serve para experimentar ser marnoto por um dia, sentir o sal e a água morna e densa da salina.
As salinas são um ponto turístico da cidade, mantidas em atividade a muito custo...

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Grupo SAISA reforça presença no Porto de Aveiro http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7214http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7214O Grupo SAISA reforça compromisso com o mercado português e dá início à expansão das suas instalações no Porto de Aveiro.
O Investimento de 1,6 Milhões de euros contempla a construção de um novo armazém no Terminal de Granéis Sólidos, destinado à distribuição de carbonato e bicarbonato de sódio de origem natural, estando prevista a sua conclusão no primeiro semestre de 2021.

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Empreitada de dragagem e remoção de inertes da ZALI está concluídahttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7213http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7213Os trabalhos de dragagem e remoção de inertes da ZALI encontram-se concluídos, numa empreitada que decorreu dentro dos prazos estipulados.
Superada esta etapa, vai em breve ser lançado o concurso para infraestruturação da 2.ª fase da Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, compreendendo a construção de arruamentos e a sua infraestruturação com redes de águas, esgotos, e prevenção de incêndios.

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5G chega à ferrovia no Porto de Aveirohttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7205http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7205A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e a EFACEC Engenharia e Sistemas S.A. assinaram esta semana um protocolo com vista à realização de uma instalação-piloto de Sistema de Controlo de Passagem de Nível suportado em comunicações 5G.

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Entrevista a Nuno Costa, Coordenador da Direcção do MMIhttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7211http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=7211O Museu Marítimo de Ílhavo fechou portas para obras. Desde janeiro que o MMI tem recebido trabalhos de manutenção no interior e exterior do edifício. A obra de manutenção entrou, agora, numa fase em que é necessária a intervenção no interior, no percurso expositivo, nomeadamente na reparação de partes do piso do edifício.
 

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