Porto de Aveirohttp://www.portodeaveiro.pt/Site do Porto de Aveiro - PortugalLinha regular de contentores pode dar mais força ao Porto de Aveirohttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6859http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6859O Porto de Aveiro “tem potencialidades para desenvolver um projeto muito sustentável” para criar uma linha regular de contentores. Opinião dada por Eduardo da Silva Martins docente e coordenador no ISCIA, em Aveiro, onde é responsável pelo Departamento de Tecnologias do Mar, que dá formação nas áreas dos transportes, logística e a segurança.

]]>
Novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde, investimento de 650 milhões de euroshttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6858http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6858O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), parte integrante do Portugal 2030, inclui Um novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde. O investimento previsto ascende a 650 milhões de euros.
O PNI 2030 define os investimentos estratégicos que o País deverá lançar na próxima década, estando articulado com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030.

]]>
«Temos tido paz social e isso é factor importante no crescimento do Porto de Aveiro» http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6857http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6857A Administração do Porto de Aveiro espera que 2019 seja ano de paz social no porto e admite que só dessa forma é possível manter ritmos de crescimento garantindo confiança aos utilizadores.

Olinto Ravara explica que é da programação das empresas e da capacidade de resposta dos portos que se faz essa relação de confiança.

]]>
Semáforos para evitar quedas nos molhes já se encontram a funcionarhttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6856http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6856Os novos placards de sinalização com semáforo, que visam alertar as pessoas que se deslocam aos molhes de S. Jacinto (Aveiro) e Barra (Ílhavo) para a perigosidade de ali circularem, entraram em funcionamento no dia 28 de Dezembro, informa a Administração do Porto de Aveiro (APA). A intenção é evitar que aconteçam mais acidentes, como o que ocorreu no início do mês e levou à morte de três pescadores no molhe norte, em S. Jacinto. E evitar, também, as diversas quedas nas pedras que têm provocado feridos no molhe sul, na praia da Barra, sobretudo durante a noite.
Importa referir que o sinal vermelho se acende do pôr do sol ao nascer do sol e quando as condições de tempo e/ou de mar o justificarem.

]]>
Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2019http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6855http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6855Consulte aqui a Tabela de Marés do Porto de Aveiro para 2019. Previsões publicadas com autorização do Instituto Hidrográfico.

]]>
Mais um record de movimentação de carga para o Porto de Aveirohttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6854http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6854Os portos do continente movimentaram 77,8 milhões de toneladas de carga até Outubro, menos 4,3 por cento do que no período homólogo do ano passado, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. Aveiro, a par com a Figueira da Foz e Faro, foi um dos únicos três portos a registar um aumento do volume de carga movimentada em Outubro, com um acréscimo de 335,5 mil toneladas no seu conjunto, lê-se no documento emitido pela instituição.

]]>
Actualização das Taxas para o ano de 2019http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6853http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6853O Conselho de Administração da APA, S.A. aprovou a actualização das taxas de usos privativos de terrenos e edificados para o ano de 2019, de acordo com o coeficiente de actualização das rendas não habitacionais, 1,0115, nos termos do Aviso n.º 13745/2018, do Instituto Nacional de Estatística, I.P., publicado no Diário da República, 2ª série, de 26 de Setembro.

As taxas para o ano de 2019 podem ser consultadas aqui

]]>
Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré em destaquehttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6852http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6852O programa "Porto de Encontro" entrevista  Humberto Rocha, Presidente da Direcção da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré.

]]>
Porto de Aveiro vai crescer (ainda) mais com a ZALIhttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6841http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6841Apesar de ser "pequeno", Olinto Ravara garante que uma das vantagens do Porto de Aveiro é ter espaço para crescer. E vários são os investimentos no terreno e previstos para breve Nos últimos anos, o Porto de Aveiro tem vindo a sofrer modificações e a crescer, quer em unidades fabris como em infraestruturas que dão melhores condições a quem ali opera e, inclusivamente, mais competitividade a esta estrutura portuária aveirense.
Mas o crescimento e as alterações não se ficam por aqui.

]]>
Porto de Aveiro visto pelo Presidente da AIDAhttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6840http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6840(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.

]]>
Porto de Aveiro visto pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavohttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6839http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6839No âmbito do Plano Nacional de Investimentos, apresentado recentemente pela CIRA, o município de Ílhavo defende a concretização da linha férrea Aveiro/Viseu/Salamanca, devidamente projectada com bitola europeia, como uma valência complementar à plataforma logística multimodal já existente, projectando ainda mais a região como o principal pólo exportador nacional fora da região de Lisboa.

]]>
Porto de Aveiro, crescimento sustentável, e ainda a Ferroviahttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6838http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6838O futuro do Porto de Aveiro está devidamente estruturado com o crescimento da sua Região de Aveiro, tendo sido acautelada essa realidade com a devida compatibilidade em termos urbanos, ambientais e de acessibilidades, sendo, no entanto, necessário melhorar a compatibilização da sua gestão com a gestão da Ria de Aveiro e da linha de costa aveirense.

]]>
Reforçada sinalização para evitar tragédias nos molhes da barra de Aveirohttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6842http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6842A Administração do Porto de Aveiro (APA) vai reforçar a sinalização nos molhes norte e sul para evitar tragédias como a do dia 1 de Dezembro, com a morte por afogamento de três pescadores que foram apanhados por uma onda.

]]>
Com record atrás de record, Porto de Aveiro continua a crescerhttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6837http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6837Entre Janeiro a Setembro do presente ano, o movimento acumulado na estrutura portuária aveirense atingiu as 4.092.907 toneladas, o que representa um aumento de 4,22% face ao período homólogo de 2017.

]]>
Porto de Aveiro quer operar também na área de contentoreshttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6834http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6834O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA), Olinto Ravara, indica os factores que contribuem para o dinamismo e crescimento do porto e revela os investimentos que estão a ser efectuados.

]]>
Augusto Mateushttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6832http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6832Augusto Mateus afirma que a 'Economia do Mar' está para Portugal como a descoberta do espaço esteve para a economia americana. O antigo Ministro da Economia desenvolveu um estudo sobre a Economia do Mar a pedido do Millennium BCP. O dia dedicado às 'Jornadas Millennium Empresas' ficou marcado pelos apelos ao investimento. O economista defende que Portugal está perante uma verdadeira "revolução".

]]>
Economia do mar emprega quase 100.000 pessoashttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6816http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6816As quatro fileiras “chave” da economia do mar empregam 99,4 mil pessoas e geram um volume de negócios de 7,5 mil milhões de euros, segundo um estudo promovido pelo BCP e que foi apresentado em Ílhavo (no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel), nas Jornadas Millenium Empresas.

]]>
ADSA visita o Porto de Aveirohttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6815http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6815Integrada na actividade “O Mar Português”, trinta e oito Academistas de Aveiro fizeram uma visita de estudo ao Porto de Aveiro.
Foi durante a manhã do dia 26 de Outubro de 2018, que muitos Aveirenses tomaram conhecimento, pela primeira vez, com a realidade do Porto de Aveiro em plena laboração.

]]>
Tiago Pitta e Cunha, Presidente da Fundação Oceano Azulhttp://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6813http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6813Nesta edição do "Porto de Encontro", destaque para a intervenção de Tiago Pitta e Cunha, da Fundação Oceano Azul, num Seminário realizado no Museu Marítimo de Ílhavo sobre 'Economia do Mar'.

]]>
Portos de Aveiro e da Figueira da Foz disparam em Agosto e consolidam variação homóloga de +3,9%http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6805http://ww2.portodeaveiro.pt/sartigo/index.php?x=6805Pela positiva destacaram-se, no decorrer do mês de Agosto, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com crescimentos acentuados de +26,5% e de +17,2%, respectivamente. Ao olharmos isoladamente para Agosto verificamos que a carga contentorizada denotou um crescimento homólogo de +11,5%, sendo factor decisivo para fixar o valor global da movimentação mensal nos 8.235.376 de toneladas.
 

]]>