FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Saída para o Mar

Saída para o Mar
SLIDESHOW


ESTE FIM DE SEMANA | GAFANHA DA NAZARÉ | ÍLHAVO | AVEIRO

É uma das mais emblemáticas celebrações religiosas ilhavenses por via da procissão náutica que a caracteriza e que se inicia no Porto Bacalhoeiro. terminando na Capela da Nossa Senhora dos Navegantes, junto ao Forte da Barra. É também uma vívida e sentida procissão de fé da comunidade piscatória local à santa.



PORTO DE AVEIRO

A Administração do Porto de Aveiro (APA) vai lançar uma campanha de sensibilização e pede "civismo" às pessoas que usam paredões nas praias, num esforço para evitar mais acidentes e não ter de vedar o acesso àquelas estruturas portuárias.



FAROL DA PONTA DO PARGO, NA MADEIRA, É O MAIS VISITADO DO PAÍS. O DE AVEIRO É O NÚMERO UM DO CONTINENTE

Rosa Neves, de 53 anos, vai contando os degraus que faltam para terminar a subida, que a faz parar a meio das escadas para respirar. "Olha eu ligeirinho, com 67 anos. Subia o dobro", brinca o marido, Ântimo Carvalho, uns degraus mais acima. Era quarta-feira e, por isso, o farol da Barra (também conhecido por farol de Aveiro) estava aberto, a título gratuito, como outros 27 no país.



TERÇA-FEIRA, 3 DE ABRIL

Terça-feira, 3 de Abril, na Fábrica Ideias Gafanha Nazaré, "The Black Mamba" cantam os parabéns ao Porto de Aveiro e à sua Comunidade Portuária, levando presentes ainda por abrir. A receita reverte para a Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo.

A organização do evento congrega várias entidades, do Porto de Aveiro à Comunidade Portuária de Aveiro, passando pelo Município de Ílhavo e iniciativa “23 Milhas”.



Álbum com 36 fotografias reportando alguns momentos da comemoração do Dia do Porto de Aveiro, edição de 2018. Reportagem fotográfica disponível no espaço da APA no FLICKR.
 



O pódio da classificação por clubes foi dominada pelos aveirenses, sendo o grande vencedor a Casa Pessoal do Porto de Aveiro, seguido de Cenap e Calvão. O troféu de clube com mais inscrições foi para C.P. Pedreira dos Húngaros e o clube mais distante foi para a Associação Moledense Instrução e Recreio – AMIR de Viana do Castelo.



DE 15 A 20 DE MAIO, NA GAFANHA DA NAZARÉ

Além de Aveiro, onde esteve atracado no Terminal Sul do Porto de Aveiro, o antigo lugre bacalhoeiro Creoula vai estar também em território ilhavense – a embarcação pode ser vista e visitada no Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, entre os dias 15 e 20, anuncia a Câmara Municipal de Ílhavo.



ABERTO A VISITAS DE 12 A 14 DE MAIO

O NTM Creoula, um navio de treino de mar, de escola de instrução da Marinha Portuguesa, antigo lugre bacalhoeiro, vai estar atracado no Terminal Sul do Porto de Aveiro, aberto para visitas nos dias 12, 13 e 14 de Maio. A visita integra as comemorações do Feriado Municipal de Aveiro.



ESTE DOMINGO, 18 DE SETEMBRO

Este domingo, 18 de Setembro, no Forte da Barra, Gafanha da Nazaré, decorre a festa em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, e que costuma congregar vários milhares de pessoas. Do programa destaca-se a procissão pela ria seguida da Eucaristia, por volta das 16h30, e um festival de folclore às 18h30. A organização é do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em cooperação com a paróquia, a que se associam outras entidades oficiais e particulares. O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a festa, desde há vários anos.



O Ílhavo Sea Festival 2016 despediu-se do Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, com a habitual parada naval, após 3 dias de grande alegria que transformaram o cais num ponto de encontro de diferentes culturas, línguas e tradições, tendo registado a visita de cerca de 150.000 pessoas oriundas de todo o país assim como de outros países europeus.
 



Devido às condições meteorológicas extremamente adversas que os Navios presentes no Ílhavo Sea Festival poderão ter que enfrentar terça-feira na sua chegada à Corunha (ventos com velocidades superiores a 30 nós, ou seja, aproximadamente 60 km/hora) e vagas superiores a 9 metros), por questões de segurança foi tomada a decisão de antecipar a parada de saída para as 9h00 desta segunda-feira.



FERNANDO CAÇOILO

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo, deu as boas-vindas na abertura oficial do Ílhavo Sea Festival e reafirmou a importância deste encontro cultural em torno das marcas marítimas. O autarca deixou palavra de agradecimento aos voluntários e vincou a tradição marítima do Município (com áudio).



ILHAVO SEA FESTIVAL 2016

A cerimónia de abertura do Ílhavo Sea Festival decorreu ao início da tarde desta sexta-feira, no Navio-Museu Santo André. Divulgamos a saudação efectuada por Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A., na referida cerimónia.



Nesta edição especial da newsletter do Porto de Aveiro, destacamos as últimas notícias sobre a presença dos Grandes Veleiros entre nós até 8 de Agosto, recuperando também os artigos publicados sobre o tema nos últimos dias.
Venha ter connosco, junte-se à FESTA!
 



ÍLHAVO SEA FESTIVAL 2016

Na rota dos grandes veleiros está novamente o Município de Ílhavo e o Porto de Aveiro! Cumprindo com a tradição de bem receber os maiores veleiros do Mundo e de valorizar a maritimidade portuguesa, desta sexta-feira, dia 4, até segunda, dia 8, poderá (novamente ou pela primeira vez) visitar os veleiros participantes e interagir com a tripulação num festival verdadeiramente multicultural. O Porto de Aveiro será novamente transformado numa minicidade de acolhimento de jovens navegadores, das mais diversas proveniências, que connosco partilham da celebração do Mar e da Cultura Marítima.



ÍLHAVO SEA FESTIVAL 2016

Confirmados mais cinco veleiros no Ílhavo Sea Festival. “Lord Nelson” (do Reino Unido), “Christian Radich” (da Noruega), “Rupel” (da Bélgica), “Fryderyk Chopin” (da Polónia) e “Caravela Vera Cruz”(de Portugal) são as embarcações que vão estar na Gafanha da Nazaré, desta sexta-feira, dia 5, até 8 de agosto, no Terminal Norte do Porto de Aveiro. Entre os cinco novos veleiros confirmados, destaque para o “Lord Nelson”, que, juntamente com o “Tenacious”, é único no Mundo a possibilitar o embarque de tripulantes com deficiência física.



A lancha “Praia da Costa Nova” preparou um programa de passeios inspirados no Ílhavo Sea Festival, com propostas para os dias 5, 6, 7 e 8 deste mês. Será uma forma diferente de viver o festival e apreciar de perto os grandes veleiros.



DE 5 A 8 DE AGOSTO

Dois navios gémeos sobreviventes da chamada “frota branca”, o “Creoula” e o “Santa Maria Manuela” vão reencontrar-se no “Ílhavo Sea Festival 2016”, que em Agosto junta veleiros de vários países. O reencontro dos “gémeos”, confirmado pela organização, é um dos motivos de atracção do festival, cuja segunda edição decorre entre os dias 5 e 8 de agosto, juntando no terminal norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, “alguns dos maiores e mais belos veleiros do Mundo”.



«MORGENSTER», «TOMIDI» E «PELICAN OF LONDON»

O holandês “Morgenster”, o belga “Tomidi” e o britânico “Pelican of London” confirmaram presença no Ílhavo Sea Festival 2016. Estes três navios juntam-se ao “Santa Maria Manuela”, ao “Creoula” (ambos de Portugal), ao “Statsraad Lehmkuhl” (Noruega) e ao “Maybe” (Reino Unido), que também já “carimbaram” presença no festival dos grandes veleiros, que vai decorrer de 5 a 8 de agosto, no Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.
Todos eles estarão abertos a visitas.



DE 1 A 3 DE JULHO

Dando seguimento à aposta de 2013, 2014 e 2015, a CI Região de Aveiro organiza de 01 a 03 de julho a quarta edição do Ria de Aveiro Weekend (RAW), em parceria com os seus Municípios associados e um conjunto de parceiros privados (empresas e associações).
O RAW posiciona-se como um evento importante de animação turística de pré-época alta, com carácter regional, tendo como principal objetivo o de dinamizar a atividade económica do setor turístico, associada à Ria de Aveiro.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa