FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Tall Ship Races no Porto de Aveiro

Tall Ship Races no Porto de Aveiro
SLIDESHOW


MELHORAMENTOS DA BARRA DE AVEIRO | PROJECTOS DE OBRAS COMPLEMENTARES

Desenhos de projecto de ponte pênsil sobre o Canal de Mira, obra complementar dos melhoramentos da Barra de Aveiro. 1929.
Documento com 52 páginas que integra o espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro.



MELHORAMENTOS DA BARRA DE AVEIRO | PROJECTOS DE OBRAS COMPLEMENTARES

Peças escritas de projecto de ponte pênsil sobre o Canal de Mira, obra complementar dos melhoramentos da Barra de Aveiro. 1929.
Documento com 52 páginas que integra o espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro.



VIAJANDO PELA HISTÓRIA

"O regimen da propriedade privada na ria de Aveiro", intervenção de Querubim Vale Guimarães no III Congresso Regional das Beiras, magno encontro que ficou para a história como o “Congresso de Aveiro”, e que decorreu nesta cidade de 13 a 16 de Maio de 1928.



VIAJANDO PELA HISTÓRIA

"Empreitada dos Melhoramentos da Barra de Aveiro | Solução A, modificada de harmonia com a Resolução do Conselho de Ministros de 24.04.1931 e com as disposições do contracto". Memóia Justificativa e Orçamentos. Por Waldemar Jara d'Orey.
Integra o espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro.



VIAJANDO PELA HISTÓRIA

"Notícia sôbre as indústrias marítimas na área da jurisdição da Capitania do pôrto de Aveiro", obra da autoria do Capitão de Mar e Guerra Rocha da Cunha, dada à estampa em 1939, por ocasião da Exposição Marítima do Norte de Portugal.



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Esta edição do programa "Porto de Encontro" é dedicada à obra "A Pirataria Marítima Contemporânea - as duas últimas décadas", de Henrique Portela Guedes, obra com a chancela das "Edições Revista de Marinha".



OBRA DE FERNANDO CRUZ GONÇALVES

Realizou-se dia 28 de Maio, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) a apresentação, em Aveiro, da obra “O mercado do transporte marítimo de carga contentorizada”, de Fernando Cruz Gonçalves, professor da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).



MMI DISPONIBILIZA DESCARREGAMENTO GRATUITO DO LIVRO

A edição digital de uma colectânea de textos de Octávio Lixa Filgueiras, arquitecto e etnólogo naval falecido em 1996, cujo espólio documental e bibliográfico se encontra no Museu Marítimo de Ílhavo por generosa doação familiar, constitui seguramente uma bela notícia para todos os cultores da arte naval.



ISCIA

O livro “Grandes Naufrágios Portugueses – 1194-1991”, de José António Rodrigues Pereira, antigo comandante do Porto de Aveiro e ex-director do Museu da Marinha, foi apresentado em Aveiro, no auditório do ISCIA.



RODRIGUES PEREIRA

Os principais naufrágios, desde 1194 até 1991, são contados em mais uma obra literária do comandante José Rodrigues Pereira, antigo capitão do Porto de Aveiro e director do Museu de Marinha e actual presidente da Assembleia Geral dos Amigos do Museu de Ílhavo.



A apresentação pública de “É o seu navio!” em Aveiro decorreu em sessão pública, com entrada livre, realizada no auditório do ISCIA-Instituto Superior de Ciências de Informação e da Administração, Aveiro. O livro foi apresentado simultâneamente, por um “marinheiro”, o V/Alm Tito Cerqueira, e por um “gestor”, o Dr. José da Cruz Costa. A mesa foi presidida pelo Prof. Dr. Teixeira Carneiro, Administrador da FEDRAVE e Presidente da Direcção do ISCIA, onde estiveram também presentes os dois apresentadores e o editor.



PROJECTO «INTERMODALITY E-80»

Já se encontram disponíveis, na web, os manuais resultantes dos vários encontros, workshops e conferências promovidas pelo Projecto "Intermodality E-80", projecto concluído a 16 de Fevereiro, na Gafanha da Nazaré, com a conferência "E-80, CORREDOR MULTIMODAL PARA A EUROPA".



SUGESTÃO DE LEITURA | OBRA DE ÁLVARO GARRIDO

Este livro grande da memória é dedicado a todos os homens que foram ao bacalhau. Trata de uma saga fascinante que, de certo modo, simboliza o crepúsculo do "Portugal marítimo" - real ou imaginário. Dando continuidade a um esforço de pluralização das memórias da "grande pesca" no sentido de as tornar menos reprodutoras no plano social e mais abertas do ponto de vista cultural, o Museu Marítimo de Ílhavo tem construído diversos projectos no propósito de inscrever na memória pública rostos e nomes desta extraordinária aventura humana. O presente livro-álbum pretende dar uma expressão territorial e aberta, visível e esteticamente exaltante, às memórias da pesca do bacalhau.



RELANCE DA HISTÓRIA ECONÓMICA DE AVEIRO

“Meus Senhores: - Não podem existir políticas de portos que sejam diferentes e sejam igualmente úteis; de todas será melhor aquela que se harmonizar com as condições geográficas do país e com as necessidades da economia interna e suas possibilidades de expansão”.
Assim iniciava a sua intervenção, no III Congresso Regional das Beiras, Silvério Ribeiro da Rocha e Cunha, à data capitão do Porto de Aveiro.
O magno encontro, que ficou para a história como o “Congresso de Aveiro”, decorreu nesta cidade de 13 a 16 de Maio de 1928.



SUGESTÃO DE LEITURA | LIVRO DE ÁLVARO GARRIDO

Durante o Estado Novo, a pesca do bacalhau assume uma dimensão sem precedentes, do ponto de vista económico e social. Do programa de reorganização que é implementado resulta uma, igualmente extraordinária, relevância política por parte de actores e instituições do sector das pescas. A campanha do bacalhau acompanha a liderança política de Salazar, assim como os principais ciclos económicos do regime.



«MOLICEIROS - A MEMÓRIA DA RIA»

Ana Maria Lopes, ex-directora do Museu Marítimo de Ílhavo, lança quinta-feira, 12 de Abril de 2012, no Museu de Marinha, em Lisboa, uma nova edição, revista e actualizada, do livro Moliceiros – A Memória da Ria, em que se revolta contra a adulteração das embarcações típicas da ria de Aveiro. A sessão tem início às 18h00, sendo a obra apresentada pelo Almirante Rui Abreu.



feed
mapa
Publicidade