Neste Porto de Encontro reportamo-nos ao último Capítulo Gastronómico da Confraria do Bacalhau.
Álvaro Garrido, consultor do Museu, lembrou, na sessão dete ano, no mês de Janeiro, que a pesca é retratada como um "pilar da ligação secular de Ílhavo ao mar" mas também o consumo de bacalhau é tido como referência nessa matriz cultural "pela forma como se processava a alimentação". A Confraria faz a ponte entre os dois mundos e o economista, docente universitário, não esconde que se trata de uma "associação feliz".
As narrativas mais extraordinárias da Faina Maior estão guardadas no MMI.
A bióloga Ana Pêgo, autora do livro “Plasticus Maritimus - Uma espécie Invasora”, quer menos "show-off" e mais decisões úteis em defesa dos oceanos. Mensagem deixada na passagem por Ílhavo na apresentação do livro e das ideias para defender os oceanos da proliferação de lixos plásticos no ecossistema. Diz que só com consumidores mais informados é possível reduzir essa exposição e só com decisões políticas é possível avanço civilizacional.
O XX Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau, realizado na Casa da Cultura de Ílhavo, entronizou Pedro Abrunhosa como Confrade de Honra.
De registar também a entronização dos Confrades Efectivos (Alexandre Pinto - Prof. de Seguros, Aníbal Veiga - Capitão da frota bacalhoeira e José Esteves, Arquitecto) e dos Confrades de Honra (José da Rocha Castro - "Zé do Miguel", antigo pescador do bacalhau, e a Rota da Bairrada.
Recorde-se que a Administração do Porto de Aveiro é confrade honorário da Confraria Gastronómica do Bacalhau.
A Administração do Porto de Aveiro espera que 2019 seja ano de paz social no porto e admite que só dessa forma é possível manter ritmos de crescimento garantindo confiança aos utilizadores.
Olinto Ravara explica que é da programação das empresas e da capacidade de resposta dos portos que se faz essa relação de confiança.
O programa "Porto de Encontro" entrevista Humberto Rocha, Presidente da Direcção da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré.
Augusto Mateus afirma que a 'Economia do Mar' está para Portugal como a descoberta do espaço esteve para a economia americana. O antigo Ministro da Economia desenvolveu um estudo sobre a Economia do Mar a pedido do Millennium BCP. O dia dedicado às 'Jornadas Millennium Empresas' ficou marcado pelos apelos ao investimento. O economista defende que Portugal está perante uma verdadeira "revolução".
Nesta edição do "Porto de Encontro", destaque para a intervenção de Tiago Pitta e Cunha, da Fundação Oceano Azul, num Seminário realizado no Museu Marítimo de Ílhavo sobre 'Economia do Mar'.
A 24 de Outubro de 2018 cumpriram-se treze anos de emissão do “Porto de Encontro”, feito de assinalar por não ser comum um programa radiofónico ostentar, com garbo, tal longevidade.
Para assinalar a efeméride, emitimos hoje a quinta e última de uma série de newsletters temáticas compostas por alguns dos mais de duzentos programas difundidos desde o longínquo ano de 2005.
A 24 de Outubro de 2018 cumpriram-se treze anos de emissão do “Porto de Encontro”, feito de assinalar por não ser comum um programa radiofónico ostentar, com garbo, tal longevidade.
Para assinalar a efeméride, emitimos hoje a quarta de uma série de newsletters temáticas compostas por alguns dos mais de duzentos programas difundidos desde o longínquo ano de 2005.
A 24 de Outubro de 2018 cumpriram-se treze anos de emissão do “Porto de Encontro”, feito de assinalar por não ser comum um programa radiofónico ostentar, com garbo, tal longevidade.
Para assinalar a efeméride, emitimos hoje a terceira de uma série de newsletters temáticas compostas por alguns dos mais de duzentos programas difundidos desde o longínquo ano de 2005.
A 24 de Outubro de 2018 cumpriram-se treze anos de emissão do “Porto de Encontro”, feito de assinalar por não ser comum um programa radiofónico ostentar, com garbo, tal longevidade.
Para assinalar a efeméride, emitimos hoje a segunda de uma série de newsletters temáticas compostas por alguns dos mais de duzentos programas difundidos desde o longínquo ano de 2005.
Olinto Ravara, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A), associou-se esta quarta-feira à efeméride, participando numa emissão especial do programa "Porto de Encontro".
A 24 de Outubro de 2005, a Rádio Terra Nova (105.0 FM) iniciava a transmissão do programa "Porto de Encontro”.
Esta quarta-feira cumprem-se treze anos de emissão do “Porto de Encontro”, feito de assinalar por não ser comum um programa radiofónico ostentar, com garbo, tal longevidade.
Para assinalar a efeméride, emitiremos nos próximos dias newsletters temáticas compostas por alguns dos mais de duzentos programas difundidos desde o longínquo ano de 2005.
A Comunidade Portuária de Aveiro (constituída em 1998), integra representantes de diversas Associações, Empresas, Autarquias e Estabelecimentos de ensino superior. Nesta edição do programa "Porto de Encontro", a segunda parte da entrevista ao Presidente da CPA, Nuno Pires.
A Comunidade Portuária de Aveiro (constituída em 1998), integra representantes de diversas Associações, Empresas, Autarquias e Estabelecimentos de ensino superior. Para esta edição do programa "Porto de Encontro", entrevistámos o Presidente da CPA, Nuno Pires.
Nesta emissão pode ouvir uma entrevista a Olinto Ravara, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro.
A 24 de Outubro de 2005, a Rádio Terra Nova (105.0 FM) iniciava a transmissão do programa "Porto de Encontro. Nas ondas da rádio, abriu-se uma escotilha com vista para o Porto de Aveiro. São estórias do mar, estórias das gentes do mar, estórias de marear.
Volvidos mais de doze anos, o programa continua a ser emitido, quinzenalmente, às segundas-feiras, entre as 11:30 e o meio-dia.
Está aí mais uma edição de uma das mais emblemáticas celebrações religiosas do Concelho de Ílhavo. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma procissão náutica que se constitui como um testemunho de fé da comunidade piscatória da região. Para o programa 'Porto de Encontro' falámos com o Presidente da Direcção do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré (GEGN), Alfredo Ferreira da Silva.
Olinto Ravara afirma-se disponível para continuar a servir o porto de Aveiro mas assume que este é o momento em que o Governo vai dizer o que pretende para o futuro da administração, numa Assembleia marcada para o final do mês (28 de Setembro).
Depois da saída de Braga da Cruz, dois administradores asseguraram a liderança transitória (João Borges num primeiro momento e Olinto Ravara nos últimos meses), e a definição de um modelo a médio prazo será concretizada no final deste mês.
Entrevistado pela Terra Nova, o actual presidente da APA afirma que qualquer que seja o cenário o Porto de Aveiro vai continuar a crescer.
Nesta edição do "Porto de Encontro", entrevista a Fernando Pereira, 91 anos, um velho "Lobo do Mar", mais de três décadas passadas em navios bacalhoeiros.
Manuel Mário Bola, antigo chefe de máquinas em navios bacalhoeiros, guarda velhas memórias dos mares gelados do Atlântico Norte. Navegou ainda por mares de Angola, Moçambique, Malásia e Somália, entre outros.
Em casa guarda a sua grande colecção de miniaturas de embarcações. No seu espaço de trabalho tem máquinas para madeira e ferro, inúmeras réplicas de embarcações, umas compradas e outras construídas por si.