FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto de Aveiro - Tilt Shift

Porto de Aveiro - Tilt Shift
SLIDESHOW


QUALIDADE DO AR

No âmbito da Monitorização da Qualidade do Ar na Envolvente do Porto de Aveiro, contratada pela APA, S.A. e cujo início se verificou em maio de 2016, foi elaborado pelo IDAD – Instituto do Ambiente e Desenvolvimento o relatório relativo ao ano de 2017.

Documento para consulta e download:
Monitorização da Qualidade do Ar na Envolvente do Porto de Aveiro. Ano 2017 - Resumo Não Técnico”.
 



PEDRO BRAGA DA CRUZ:

O envolvimento da APA na empreitada da “Alimentação Artificial do Troço Costeiro da Costa Nova - Vagueira com Inertes provenientes do Porto de Aveiro”, é o fruto do protocolo assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., a 15 de Julho de 2016. Com este protocolo foi possível conjugar a acção de duas instituições públicas na prossecução do interesse público.



O Ministro do Ambiente anunciou esta terça-feira que a empreitada para o desassoreamento da Ria de Aveiro, que representa um investimento de 23,5 milhões de euros, vai ser lançada na segunda quinzena de maio. "Na segunda quinzena de maio será lançada a empreitada de desassoreamento da Ria de Aveiro, investimento de 23,5 milhões de euros, tão desejada há tanto tempo", disse.



A sessão desta terça-feira no MMI contou com a participação da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tendo sido apresentada a empreitada de alimentação artificial do troço costeiro Costa Nova - Vagueira. Orçada em 14,5 milhões de euros, a empreitada é comparticipada pelo PO SEUR em 5,2 milhões de euros, sendo o remanescente suportado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Administração do Porto de Aveiro.

Na sua intervenção, a ministra destacou o entendimento entre a Administração do Porto de Aveiro e a APA, "um bom exemplo de cooperação que pode ser alargada a outras matérias, um pacto de preservação" que vai permitir mobilizar, para reforço do cordão dunar, cerca de dois milhões de metros cúbicos de areias, que se encontram depositadas na Zona portuária de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI).



EMPREITADA DE ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL DO TROÇO COSTEIRO DA COSTA NOVA-VAGUEIRA COM INERTES PROVENIENTES DO PORTO DE AVEIRO

O Conselho de Ministros autorizou esta quinta-feira a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, IP e a APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. a realizarem a despesa inerente à empreitada de alimentação artificial do troço costeiro da Costa Nova-Vagueira com Inertes Provenientes do Porto de Aveiro.
O investimento, no valor total de 11.900.500,00 euros, é comparticipado em 75% pelo PO SEUR (relativamente ao valor da responsabilidade da APA, I.P.) e em 44% pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (relativamente ao valor da responsabilidade da APA, S.A.).



A Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré volta a elogiar a administração do Porto de Aveiro e acredita que as árvores colocadas no terreno junto à vala do Oudinot podem ser o início de uma área aprazível com função qualificadora do ambiente.



Realizou-se no dia 16 de dezembro de 2017, no Terminal de Granéis Líquidos, o exercício de Combate à poluição promovido pela Administração do Porto de Aveiro.
O exercício foi precedido por duas ações de formação de atualização do curso de Operador de Combate à Poluição no Mar, direcionado para os elementos do Núcleo de Combate a Derrames do Plano de Emergência Interno da Administração do Porto de Aveiro, para os elementos da Corporação de Bombeiros de Ílhavo, e das duas Corporações de Bombeiros de Aveiro e em que também participaram dois elementos da Capitania, na qualidade de observadores



O Porto de Aveiro e a Docapesca entram no projecto "A Pesca por um Mar sem Lixo" apresentado esta quinta-feira pela Ministra do Mar na Gafanha da Nazaré. A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro e os pescadores aderem ao programa que estimula as boas práticas ambientais.



A Capitania do Porto de Aveiro desenvolveu um exercício de combate à poluição, na praia de Oudinot - Forte da Barra, no seguimento de um conjunto de ações de prevenção para este tipo de ocorrência.



Dois milhões de metros cúbicos de areias do Porto de Aveiro vão ser depositados na frente marítima da Costa Nova para travar a erosão naquela zona costeira, anunciou esta sexta-feira o ministro do Ambiente, Matos Fernandes. A empreitada, com um valor ligeiramente superior a seis milhões de euros, arranca em novembro, tem conclusão prevista para janeiro de 2018 e é um dos investimentos mais avultados do Litoral XXI – Governança e Plano de Ação.



ATÉ 15 DE MARÇO

A Câmara Municipal de Ílhavo promove, até 15 de Março, a dinamização do momento III do Projeto Coastwatch Europe: as saídas de campo. Este momento, sempre muito aguardado por todos os participantes (350 alunos de 15 turmas), tem como objetivo observar e registar aquilo que de mais significativo cada “pedaço” de faixa costeira e ribeirinha vier a evidenciar.



A Administração do Porto de Aveiro já confirmou oficialmente à Câmara de Ílhavo a intenção de agilizar a construção da barreira eólica que consiga mitigar os efeitos das descargas de petcoke. A APA afirma-se “sensibilizada” e está a trabalhar com o IDAD no sentido de preparar toda a especificação técnica que suporte os procedimentos necessários ao controlo e monitorização de petcoke.



ACEDA AO DOCUMENTO

A APA – Administração do Porto de Aveiro procedeu esta terça-feira, 11 de Agosto, à divulgação do estudo sobre a Avaliação da Qualidade do Ar na Envolvente do Porto de Aveiro, elaborado pelo IDAD – Instituto do Ambiente e Desenvolvimento.
As três campanhas de monitorização levadas a cabo, uma no Inverno e duas no Verão, para ventos predominantes de norte a noroeste - aqueles que podem, na passagem pelo Terminal , arrastar poeiras para as habitações -, não evidenciaram situações de risco para a saúde pública, com os parâmetros medidos a respeitarem os limites recomendados na legislação aplicável.
 



CONVITE

O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, S.A., convida os interessados a estarem presentes na Apresentação Pública do Relatório Final da Avaliação da Qualidade do Ar na Envolvente do Porto de Aveiro, a realizar esta terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, pelas 11h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.



A Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha esteve representada na verificação da operação de descarga de Petcoke no Porto de Aveiro. Humberto Rocha, Presidente da ADIG, assume que “ficou mais tranquilo” com as medidas adoptadas mas voltou a lembrar que “é indispensável” a colocação de uma barreira contra os ventos dominantes de Norte e Noroeste. Os representantes da Cimpor terão garantido que iriam estudar tecnicamente esse projecto.



ESCLARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO

A APA, S.A. está a efetuar a avaliação da qualidade do ar na envolvente do Porto de Aveiro, com o objetivo de compreender os impactes da movimentação do petcok na área envolvente ao TGS e, principalmente, na Gafanha da Nazaré. Este trabalho, contratualizado com a Universidade de Aveiro – Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), integra duas campanhas de caracterização da qualidade do ar (verão e inverno), bem como a simulação numérica da ação dos ventos e a simulação física em túnel de vento.



CONSULTA PÚBLICA ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2014

Em conformidade com o disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 165/2003, de 24 de julho, efetuou a APA, S.A. mais uma revisão do Plano de Receção e Gestão de Resíduos do Porto de Aveiro (PRGR), o qual se submete a consulta, até ao dia 30 de setembro, dos agentes económicos interessados, com destaque para os utilizadores do Porto e seus representantes.



Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo ( CMI) admite que a construção de um esporão, na Praia da Barra, poderá ser a solução para evitar a 'erosão' costeira no litoral ilhavense. Essa será a solução “mais consensual”.



ESTE SÁBADO

A Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros realiza, esta noite, a primeira de duas sessões subordinadas ao tema “Risco de Cheia e Erosão do Litoral na Zona da Ria”.



COSTA NOVA

Centenas de camiões vão percorrer a estrada entre o porto de Aveiro e Mira, transportando cerca de 1.200 toneladas de areia para reforçar o cordão dunar a sul da Costa Nova, anuncia a Câmara de Ílhavo.





Política de Privacidade e Confidencialidade
feed
mapa