FacebooktweeteryoutubeflickrSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Areas| 2014 | VDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VDEOFOTO

Bicentenrio da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra Fotos de outros tempos

Excurso dos Empregados Superiores do Dirio de Notcias a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Encontro Natural

Encontro Natural
SLIDESHOW


Já não existe a "duna" gigante que, nos últimos anos, era visível por quem passava junto ao Porto de Aveiro. O espaço, com 45 hectares, está agora livre e disponível para que a área portuária se expanda, através da criação da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI).



LHAVO

Está dado mais um passo para que o antigo Forte da Barra, em Ílhavo, possa receber uma unidade hoteleira. Dia 29 foi assinado o contrato de concessão, por 50 anos, entre a sociedade AM+PM e a Administração do Porto de Aveiro (APA).

De acordo com o contrato de concessão, está previsto um investimento no edificado de 5,6 milhões de euros. E estão também a ser estudados para o local outros projetos, a ser realizados pela Câmara Municipal e pela APA.



PORTO DE AVEIRO

A ASM Industries encontra-se a produzir torres eólicas offshore para o projeto Fryslan, na Holanda. A empresa, sedeada no Porto de Aveiro, iniciou, em setembro, o fabrico de 42 secções de torres eólicas offshore para a Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) para o Fryslan Offshore Wind Farm.



O Porto de Aveiro vai avançar com o projecto de «Operacionalização do modelo de portaria e controlo de acessos» à infra-estrutura portuária. A iniciativa pretende fomentar o índice de competitividade, informa a administração portuária. O projecto foi adjudicado à consultora de Logística e Transportes Marlo Consult, tendo um prazo de dois anos para ser finalizado.



PROGRAMA DA RDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

O sistema científico alerta para a necessidade de cuidar dos oceanos. Mensagem deixada no Museu Marítimo de Ílhavo no seminário “Desafios do Mar Português” dedicado à cultura marítima. A 9.ª edição, por ocasião do 19.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo, teve como tema as “Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos”. Neste programa entrevistamos Rui Rosa, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.



CONCESSO DO ANTIGO FORTE DA BARRA

Uma sociedade imobiliária sediada na zona de Coimbra, com actividade no sector hoteleiro, é a escolhida para a concessão do antigo Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo.

A assinatura do contrato será feita, esta quarta-feira, na sede do Porto de Aveiro, numa sessão agendada para as 14:30, com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.



PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Este sábado, 24 de Outubro de 2020, cumprem-se quinze anos de emissão do “Porto de Encontro”, feito de assinalar por não ser comum um programa radiofónico ostentar, com garbo, tal longevidade.

Para assinalar a efeméride, emitimos hoje esta newsletter temática, composta por alguns dos mais de duzentos programas difundidos desde o longínquo ano de 2005.



PROGRAMA DA RDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Em destaque, nesta emissão, o Projecto MAPEAR, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (APEA). Trata-se de uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, fundada em Junho de 1990, que tem como objectivo principal o desenvolvimento da educação ambiental.



PORTO DE AVEIRO

A 10 de Outubro a empresa Aveiport embarcou duas colunas e um tanque produzidas pela companhia ASM Industries, com destino a Casablanca, em Marrocos. A maior das peças embarcadas apresentava um peso de 75 toneladas e mais de 33 metros de comprimento.

O Lifting Plan gizado pela Aveiport materializou-se «em articulação com a Actanis e a ASM Industries, recorreu a 2 gruas», permitindo concluir mais uma operação de carga de projecto «com enorme eficácia e sucesso», reporta a empresa que opera no porto aveirense.



24 DE OUTUBRO A 15 DE NOVEMBRO

O Mar Film Festival está de volta com novas datas, após adiamento do evento, que habitualmente se realiza em abril. A 4.ª edição do Mar Film Festival, uma edição especial devido ao contexto atual, vai estender-se por quatro fins de semana, com exibição dos filmes aos sábados às 21:30, de 24 de outubro a 14 de novembro, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.



RDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTURIA DE AVEIRO EM FOCO

O espaço da CPA destaca o debate online sobre "Logística e os portos enquanto nós da intermodalidade" que foi organizado pela ADFERSIT - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte.



PROGRAMA DA RDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

A Administração do Porto de Aveiro e a EFACEC assinaram um protocolo com vista à realização de uma instalação-piloto de Sistema de Controlo de Passagem de Nível suportado em comunicações 5G.

A empresa tem em desenvolvimento um sistema de controlo de passagem de nível que foi objeto de uma candidatura aos programas europeus de apoio ao desenvolvimento tecnológico.



RDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTURIA DE AVEIRO EM FOCO

Neste edição do Espaço da CPA damos destaque à Estratégia Nacional para o Hidrogénio.

A Bondalti, empresa associada da CPA, com instalações fabris em Estarreja, é uma das principais utilizadoras do terminal químico, tendo sido seleccionada pelo Estado português para candidatura a financiamento pela União Europeia.



UNIVERSIDADE DE AVEIRO

A Universidade de Aveiro (UA) está a criar uma aqualcultura inovadora para produção de robalo e plantas marinhas. O desenvolvimento e validação de um sistema de aquacultura modular multitrófica integrado para espécies de águas marinhas e salobras tem garantido um incentivo que cobre o investimento aprovado que supera 1,2 milhões de euros.



A Estação Náutica do Município de Ílhavo permite fornecer a potenciais visitantes e praticantes da náutica de recreio soluções organizadas, integradas e concretas que respondam à totalidade das necessidades técnicas, funcionais e humanas para todas as embarcações que tenham condições para transpor a barra da Ria de Aveiro.



O eixo Aveiro-Salamanca deve beneficiar da modernização de sistemas de comunicação e o plano de investimentos do país não pode ignorar algumas das suas mais relevantes vias. Testemunhos da administração do Porto de Aveiro e do alcaide de Salamanca acentuam essa importância.
Fátima Alves, da APA, explicou que o desenho do plano estratégico do Porto de Aveiro prevê a adaptação das condições do porto e da base logística às tendências de futuro.
 



As mulheres que antigamente trabalhavam nas secas de bacalhau, bem como os tripulantes dos navios da pesca do bacalhau, vulgarmente designados por bacalhoeiros, inclusive os que pescavam a bordo dos pequenos dori, ou ainda personagens relevantes na “Faina Maior”, como o capitão Valdemar Aveiro, estão homenageados em pinturas murais, da autoria do artista plástico António Conceição, no viaduto sobre a Avenida dos Bacalhoeiros e o ramal ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.



AVEIRO

A indústria da construção de barcos de recreio está atenta à Região de Aveiro e começa a demonstrar interesse no regresso da construção naval às margens da ria.

Os primeiros sinais surgem das parcerias com uma empresa emblemática que há décadas se instalou na região.



RDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTURIA DE AVEIRO EM FOCO

Com o calor do sol, a água do mar e a brisa do vento nascem os cristais de sal. A visita pelo salgado de Aveiro serve para experimentar ser marnoto por um dia, sentir o sal e a água morna e densa da salina.
As salinas são um ponto turístico da cidade, mantidas em atividade a muito custo...



O Grupo SAISA reforça compromisso com o mercado português e dá início à expansão das suas instalações no Porto de Aveiro.
O Investimento de 1,6 Milhões de euros contempla a construção de um novo armazém no Terminal de Granéis Sólidos, destinado à distribuição de carbonato e bicarbonato de sódio de origem natural, estando prevista a sua conclusão no primeiro semestre de 2021.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Poltica de Privacidade

feed
mapa
Publicidade