FacebooktweeteryoutubeflickrSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Areas| 2014 | VDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VDEOFOTO

Bicentenrio da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra Fotos de outros tempos

Excurso dos Empregados Superiores do Dirio de Notcias a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 A Sombra da Luz

A Sombra da Luz
SLIDESHOW


RDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTURIA DE AVEIRO EM FOCO

Com o calor do sol, a água do mar e a brisa do vento nascem os cristais de sal. A visita pelo salgado de Aveiro serve para experimentar ser marnoto por um dia, sentir o sal e a água morna e densa da salina.
As salinas são um ponto turístico da cidade, mantidas em atividade a muito custo...



PROTOCOLO ENTRE A APA E A EFACEC

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e a EFACEC Engenharia e Sistemas S.A. assinaram esta semana um protocolo com vista à realização de uma instalação-piloto de Sistema de Controlo de Passagem de Nível suportado em comunicações 5G.



PROGRAMA DA RDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

O Museu Marítimo de Ílhavo fechou portas para obras. Desde janeiro que o MMI tem recebido trabalhos de manutenção no interior e exterior do edifício. A obra de manutenção entrou, agora, numa fase em que é necessária a intervenção no interior, no percurso expositivo, nomeadamente na reparação de partes do piso do edifício.
 



PROGRAMA DA RDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

O aniversário dos 110 anos da criação da Freguesia da Gafanha da Nazaré assinalou-se em Agosto. O Presidente da Junta de Freguesia local, Carlos António Rocha foi o convidado deste programa.



PROGRAMA DA RDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Um novo futuro para o navio-museu Santo André. Fernando Caçoilo diz que o navio está talhado para navegar de forma mais autónoma e não apenas como pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Esse é um dos propósitos do investimento em curso.



RDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTURIA DE AVEIRO EM FOCO

A União Europeia informou que Portugal terminou 2019 como principal fabricante europeu, com um total de 2,7 milhões de unidades (represemtando 23% das bicicletas europeias), por força do aumento de 42%.

A notícia serve de pretexto a uma conversa com Gil Nadais, secretário geral da ABIMOTA, a associação mais representativa do setor das duas rodas, que tem sede em Águeda.
 



RDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTURIA DE AVEIRO EM FOCO

O espaço da CPA destaca nesta edição um dos principais investimentos em curso na infraestrutura portuária. O novo ano vai trazer ao Porto de Aveiro um novo cais privativo, com 200 metros de comprimento.



O Porto de Aveiro, escudado por bons resultados na movimentação portuária de mercadorias e pelo potencial da expansão geográfica pelo qual é conhecido, continua a olhar para a captação de interesse industrial como um dos pilares do seu próprio desenvolvimento futuro.

Nesse sentido, uma orquestração logística entre o porto e a zona industrial, assim como uma consonância de interesses mútuos, são princípios vitais do sucesso, a longo prazo, de uma infra-estrutura portuária que tem vindo a crescer sustentadamente na movimentação de cargas.



DRAGAGENS NA ZALI DO PORTO DE AVEIRO

A Agência Portuguesa do Ambiente adjudicou à Universidade de Aveiro a campanha de monitorização com recurso a traçadores da execução da “Empreitada de Dragagem dos Fundos Adjacentes e Remoção dos Inertes da ZALI-Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro”, por 86 mil euros.

Em comunicado, a Agência Portuguesa do Ambiente salienta que a campanha de monitorização, cuja coordenação do acompanhamento técnico/científico é realizada pela Universidade de Aveiro/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e unidade de investigação RISCO, inclui diversas componentes de monitorização entre as quais se destaca a utilização de traçadores fluorescentes, componente pioneira em Portugal.



A fábrica de pás eólicas Ria Blades, maior empregador de Vagos, vai investir 5,2 milhões de euros em duas novas linhas de produção, que vão criar 41 postos de trabalho, segundo documentos apresentados no município.

O investimento será feito nos próximos dois anos na atual unidade industrial, com a criação de duas novas linhas: uma para pás eólicas de 145 metros de diâmetro; outra, uma nova linha-protótipo, para pás de 155 metros de diâmetro, “que visa validar conceitos para permitir o investimento em linhas adicionais para esta tipologia de pá”.
 



RDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTURIA DE AVEIRO EM FOCO

O Espaço da CPA apresenta hoje em destaque o cluster da construção automóvel, que tem na região de Aveiro algumas das principais empresas do País, fornecedoras dos principais fabricantes e que são grandes exportadoras.

Entrevistámos José Couto, presidente da AFIA, Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, associada da CPA, que nos apresenta um retrato da atividade na fase ainda de grande impacto por força do Covid-19.



PROGRAMA DA RDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

A empreitada de retirada de areia do porto de Aveiro deverá estar concluída antes do prazo, já em Agosto, algumas semanas antes do previsto.
Inicialmente estava previsto que a empreitada terminasse em Setembro mas os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo com recurso simultâneo a várias dragas e meios pesados em terra. Tema desta edição do programa "Porto de Encontro".



A Câmara Municipal de Ílhavo cumpriu a tradição do içar da Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível - Praia para Todos, na Barra e na Costa Nova. Um acto que valida a boa qualidade das águas e are ais destas praias ilhavenses, mas também o facto de estarem bem equipadas, sinalizadas e acessíveis, inclusivamente para portadores de deficiência motora.
O momento foi ainda aproveitado para a assinatura de um protocolo com a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” para Vigilância e Segurança Balnear de 2020 nas praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot, tendo como parceiros a Administração do Porto de Aveiro e a PRIO.



TELEVISO

Com realização de Joaquim Leitão, Terra Nova é um hino à fibra do povo português, ao mar que é fonte de alimento e de lágrimas, onde a vida começa e, para muitos, pode acabar. Filmada entre Portugal e o Mar do Norte, a nova série da RTP1 inicia-se antes da partida iminente do lugre Terra Nova para a faina maior, a pesca do bacalhau. Mas nem só em alto-mar, sob os cascos dos barcos, se agitarão as águas. Também os que ficam em terra navegam tempos de incerteza, opressão política e, no caso das famílias dos pescadores, muita miséria.



FORTE DA BARRA - SO JACINTO

O projecto de execução e da construção de um novo “ferryboat” eléctrico, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto, foi adjudicado ao agrupamento de empresas cons tituído pela Navaltagua - Reparação e Construção Naval, S.A. e Navalrocha Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A. Implicará um investimento de 5.509.880 euros da Câmara Municipal de Aveiro, que propôs um prazo de 18 meses para a sua concepção e construção.



A oitava edição do Festival Rádio Faneca acontece nos dias 10, 11 e 12 de Julho, em Ílhavo, em moldes diferentes do habitual e com uma componente solidária de apoio ao Lar de São José.

Adaptada ao momento de pandemia, mas também de desconfinamento progressivo, também no setor cultural, esta edição mantém quase todos os seus projetos de base, mas reajusta-os de acordo com as medidas de higiene e segurança.

O Festival, que normalmente acontece no Centro Histórico de Ílhavo, com forte presença nos becos e no Jardim Henriqueta Maia, acontece este ano na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo (CCI) e também no seu auditório, no caso do concerto da Bida Airada.



OVAR

“Fishing the Plastic – (H)À Pesca (N)Do Plástico” da Associação Business as Nature, numa parceria com a Câmara Municipal de Ovar, é um dos seis projectos vencedores do programa de “Prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho” aprovados e financiados pelos EEA Grants em Portugal.



MUSEU MARTIMO DE LHAVO

Depois de um período de "capa", o Museu volta a "navegar" em segurança, a partir desta quarta-feira, 1 de Julho. A pandemia Covid-19 trouxe novas formas de estar e de conviver nos espaços públicos e no Museu Marítimo de Ílhavo a prioridade, após a reabertura, será também a segurança de todos os visitantes e colaboradores. Para isso, há um conjunto de normas para poder "embarcar".



A Administração do Porto de Aveiro (APA) procedeu à adjudicação de uma empreitada de dragagem e manutenção de fundos por um montante de 1,472 milhões de euros.

O concurso público, lançado em 2019, tinha como preço base 1,760 milhões de euros. O prazo de execução do projecto de dragagem estende-se por cerca de três anos (912 dias). Apresentaram propostas cinco empresas interessadas.



VIAJANDO PELA HISTRIA EM VDEOS | 1996

Programa dedicado a Ilhavo nas vertentes natural, cultural e económica. Documentário com a duração de 27' 49'', exibido pela RTP a 10 de Março de 1996.
O vídeo integra o espólio do Arquivo RTP.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Poltica de Privacidade

feed
mapa
Publicidade