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O Porto de Aveiro é um porto multifuncional, desempenhando um papel primordial no serviço dos diversos sectores da indústria do seu hinterland, tais como a indústria cerâmica, química, vitivinícola, metalúrgica, madeira e derivados, bem como o sector agroalimentar e de construção. Sendo a mais recente infraestrutura portuária nacional, apresenta hoje uma área portuária bem ordenada e integrada, sem congestionamentos, dispondo de 7 terminais Especializados e 2 zonas logísticas intermodais.




Integra o sector Norte do Porto de Aveiro. É o principal terminal polivalente do porto, que totaliza um tráfego anual de 1,8 milhões de toneladas e dispõe de óptimas condições físicas.
Este terminal encontra-se vocacionado para a movimentação de carga seca e contentores tendo como principal tipologia de mercadorias: cimento, cereais, pasta de papel, perfilados metálicos, aglomerados de madeira e argilas.



Este terminal concessionado, em regime de serviço público, à empresa Socarpor – Sociedade de Cargas Portuárias (Aveiro), S.A., movimenta cerca de 950 mil tonelada/ano, sendo as mercadorias produtos metalúrgicos, cimento, pasta de papel e produtos agroalimentares.



Na estratégia de diversificação do seu mercado, este é uma aposta da APA em 2 novos segmentos de mercado: contentores e ro-ro. Disponibiliza um cais de 450 metros com 13 ha de terraplenos com espaço disponível para instalação de novos serviços; rampa para Tráfego Marítimo ro-ro e um potencial de expansão em 500 metros e 38 hectares com capacidade de 110 000 TEUS.



Este terminal dispõe de 450 metros de cais dedicados e 151 000 m2 de terraplenos devidamente equipados para instalação de serviços de valor acrescentado. Dispondo de uma área adjacente disponível para investimento com cerca de 67 000 m2.



Dispõe de 300 metros de cais dedicados ao segmento agroalimentar.
Oferece a Infraestrutura mais avançada do país no sector agroalimentar. A empresa Socarpor (Aveiro), S.A. construiu um projeto inovador com a marca denominada - Sograin – que visa dar resposta às necessidades dos seus clientes com elevado nível de qualidade e eficiência a custos competitivos. Tem uma capacidade operacional de 1000 toneladas de granéis/hora dotada de ligação multimodal.



Terminal com 6 postos de Acostagem. As suas instalações são exploradas pelas principais players nacionais da Indústria Química (CUF; CIRES; DOW; FINSA) e pela indústria de produtos petrolíferos (BP) e de biodiesel (PRIO Energy).
 



Este sector oferece um conjunto de infra-estruturas dedicadas à descarga, armazenagem e comercialização de pescado para os comerciantes locais.
A lota e a fábrica de gelo encontram-se concessionadas à empresa Docapesca, Portos e Lotas, S.A..



Terminal que serve os armadores de pesca do largo e as indústrias de processamento do pescado instaladas na Gafanha da Nazaré; detém 17 pontes-cais com fundos de aproximadamente -7 metros (Z.H.).
Este sector inclui um Terminal Especializado de Descarga de Pescado com 160 m de comprimento, totalmente equipado com as infra-estruturas necessárias ao funcionamento de uma unidade desta natureza.



SETOR LOGÍSTICO

Plataforma logística portuária com cerca de 84 ha servida de ótimas acessibilidades rodoferroviárias, situada entre o terminal Ro/Ro e o de Terminal de granéis sólidos que será, uma vez implantada, a futura ZALI – Zona de Atividades Logísticas e Industriais de Aveiro.



SETOR LOGÍSTICO

Gerida pela APA, S.A., a plataforma multimodal de CACIA apresenta 1 edifício administrativo e 29,3 hectares de armazenagem/estacionamento, sendo a ligação ferroviária compatível com a bitola europeia e dista cerca de 8.8 Km de distância dos terminais portuários de Aveiro.



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