FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto Seguro

Porto Seguro
SLIDESHOW


ESTE SÁBADO, EM ÍLHAVO

Assinalando o Dia Internacional dos Museus, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) preparou um conjunto de acções que se desenvolvem durante todo o dia 18 de Maio, promovendo um dia aberto de visita ao MMI e ao seu Pólo o Navio Museu Santo André, com espaço para a realização de actividades do Serviço Educativo e também de demonstrações de modelismo náutico pela Associação TEAM – Truques e Engenhocas Associação de Modelismo.
Ao final do dia, o destaque vai para a Sessão Comemorativa.



INSCRIÇÕES ATÉ 31 DE MAIO

No sentido de promover a cultura náutica como forma de expressão da cultura marítima, em geral, e instrumento de consolidação do projeto sociocultural do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), em especial, a Câmara Municipal de Ílhavo instituiu o Prémio de Modelismo MMI em 2011, com periodicidade bienal.



O Porto de Aveiro está situado no distrito de Aveiro, servindo o vasto hinterland económico da zona centro e norte do país, e o centro de Espanha. A auto-estrada (A1) que liga o Porto a Lisboa e a A25, auto-estrada que liga Aveiro ao interior-centro do país e centro de Espanha - são as principais acessibilidades terrestres ao porto.

 
Ver mapa maior

ACESSOS MARÍTIMOS

A entrada do porto (denominada barra) encontra-se a 1,5 milhas dos terminais do Sector Norte (Terminal Norte; Terminal de Contentores e Roll-on/Roll-off; Terminal de Granéis Sólidos e Terminal de Granéis Líquidos) e a 4,5 milhas do sector Sul (Terminal Sul, Porto de Pesca do Largo e Terminal Especializado de Pescado).

O acesso marítimo à barra de Aveiro esta atualmente a - 10,5 m (Z.H.) e o canal interior a -12 m (ZH), face aos atuais trabalhos de “reconfiguração da barra de Aveiro” estão a decorrer as obras de expansão do molhe norte , estando a barra a partir de Junho de 2013 a 13,2 m (Z.H).

Resumo das condições atuais: Calados entre 9 e 9,5 metros.
Comprimento máximo dos Navios: até 150 metros. Em 2014: 185 metros de comprimento

ACESSOS TERRESTRES MULTIMODAIS

O Porto de Aveiro oferece a mais recente infraestrutura ferroviária nacional com ligação ao corredor ferroviario europeu da Nova Rede Transeuropeia de Transportes: “Corredor Atlântico” através da sua ligação ferroviária a Linha Nacional, designada “Linha do Norte” (Portugal) e à “linha da Beira Alta” (Espanha).

Os acessos rodoviários são pouco congestionados e ligam a região centro às principais cidades do País e a Espanha pelas autoestradas A1, A29 e A25, o que lhe permite uma fácil ligação a Espanha e resto da Europa.

A fluidez destes acessos tornam o Porto de Aveiro um importante nó de desenvolvimento do Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD) e impulsionador da concretização das Autoestradas Marítimas europeias (AEM).

 COMO CHEGAR

Clique nas imagens para aceder a mais detalhes (portal VIA MICHELIN)

O Porto de Aveiro na Europa

Prima o ponto vermelho para ver a localização



feed
mapa