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 Porto de Pesca Costeira - Por Paulo Magalhães

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PORTO DE AVEIRO

No último mês do ano passamos em revista alguns dos temas abordados no portal e newsletter do Porto de Aveiro em 2017. Destaque para os meses de Janeiro a Abril.



Foi em 2006 que a PRIO instalou em Aveiro a sua fábrica de biodiesel, entrando no mercado energético com a promessa (cumprida!) de disponibilizar ao sector rodoviário português combustíveis Low Cost. Pouco mais de dez anos volvidos, a Revista Cargo visitou as instalações da PRIO no porto de Aveiro – e se a nível infraestrutural pouco mudou de 2006 para cá, o mesmo não se pode dizer da activi­dade e da própria estrutura da empresa.



ASSINATURA DO CONTRATO DE CONCESSÃO PARA UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS OFFSHORE SITUADA NO PORTO DE AVEIRO

A Ministra do Mar preside, este sábado, 25 de Novembro, à cerimónia de assinatura do contrato de concessão para a construção e instalação de uma Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore situada no Porto de Aveiro.

O ato decorrerá na sede da Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), tendo início às 12H30.



BRAGA DA CRUZ, PRESIDENTE DO PORTO DE AVEIRO:

2017 tem sido marcado pelo crescimento do movimento de mercadorias no Porto de Aveiro (APA, S.A.), com a obtenção de sucessivos records.
Sinal disso mesmo o facto de, no dia 14, se ter ultrapassado o movimento verificado em todo o ano de 2016, que foi de 4 541 514 toneladas.
“O excelente desempenho da APA neste capítulo específico vai por certo destronar o máximo de sempre, alcançado em 2015, máximo que se cifrou nas 4 656 103 toneladas”, afirma Pedro Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Administração da APA.



MINISTRO PEDRO MARQUES:

A modernização total da Linha da Beira Alta, que entrou em funcionamento há 135 anos, deverá arrancar em pleno em 2019, após a conclusão da modernização da Linha da Beira Baixa, e deverá custar perto de 700 milhões de euros.
A empreitada inclui a elimina ção de todas as passagens de nível e a construção de uma nova “concordância” (ligação) entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, na Pampilhosa, que vai evitar que as composições vindas do Norte e com destino a Vilar Formoso façam um desvio de alguns quilómetros para sul, como agora acontece.
“Vai ser vital para o transporte de mercadorias dos portos de Leixões e Aveiro”, resumiu Pedro Marques, acrescentando que um dos objectivos do seu ministério é aumentar a taxa de transporte ferroviário de mercadorias, que agora se cifra em apenas quatro por cento da carga total transportada em Portugal.



A Takargo ganhou novos tráfegos ferroviários para Espanha. A operadora ferroviária de mercadorias deu conta esta sexta-feira, na sua página de Facebook, que já iniciou uma nova operação de cereais que parte do Porto de Aveiro e tem como destino Babilafuente, perto de Salamanca.
De referir que esta operação no Porto de Aveiro tem como operador portuário a PTM Ibérica.
Esta operação concretiza um esforço de muitos anos de aproximação da APA à província de Salamanca, que permitem uma relação particular com o Ayuntamento de Salamanca e a Zaldesa.
 



PORTO DE AVEIRO

A Administração do Porto de Aveiro (ACA) “declina qualquer responsabilidade por acidentes que possam ocorrer” na zona da antiga Lota, uma área de terreno com 118 mil metros quadrados, tratando-se de uma “advertência” para os que circulam para além destas placas, conforme disse ao Diário de Aveiro o presidente do conselho de administração, Braga da Cruz.



VEJA O VÍDEO

A empresa LASO Transportes efectuou, recentemente, o transporte de uma pá eólica com 75 metros do comprimento entre o Porto de Aveiro e Vagos – Riablades. A empresa informou que «o comprimento total do transporte atingiu os 92 metros», complementando a comunicação com um vídeo.



O Porto de Aveiro é uma importante âncora da actividade económica da região. Braga da Cruz, Presidente da Administração do Porto de Aveiro, sublinha que a geografia é um dos principais trunfos da plataforma que dá um apoio estruturante às cadeias logísticas ibéricas através da congregação de várias ligações, marítima, rodoviária e ferroviária.



O Porto de Aveiro recebeu, esta sexta-feira, o novo embaixador da Noruega em Portugal, Anders Erdal, que visitou a região de Aveiro a convite do deputado do PSD Ulisses Pereira, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Noruega. Na visita esteve também presente o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.



MAIOR MOVIMENTO MENSAL DA SUA HISTÓRIA

O Porto de Aveiro teve o maior movimento mensal da sua história, ao superar as 535 mil toneladas, indicam dados provisórios sobre a movimentação de mercadorias do mês de Maio, divulgados esta quarta-feira.

O máximo anterior estabeleceu-se nas 501 mil toneladas. O movimento de mercadorias no Porto de Aveiro, nos primeiros cinco meses de 2017 registou um crescimento de 23,5% comparativamente ao mesmo período em 2016.
 



EMANUEL PROENÇA, PRIO ENERGY:

Emanuel Proença, administrador da Prio Energy, fala dos dez primeiros anos da empresa e do que espera para o futuro. Realça ainda os investimentos em curso e o papel do Porto de Aveiro na economia local. Entrevista no "Diário de Aveiro".



BRAGA DA CRUZ AO «DIÁRIO DE AVEIRO»:

Em entrevista ao "Diário de Aveiro", na sequência de um primeiro primeiro trimestre do ano muito positivo, o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA), Braga da Cruz, diz que a estrutura portuária local tem por onde crescer: "Podemos intensificar o uso do porto e receber mais navios".



O movimento acumulado do Porto de Aveiro, no período de Janeiro a Março do corrente ano foi de 1.216.272 toneladas, valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias no primeiro trimestre anual. O crescimento registado cifra-se nos 18% em relação ao período homólogo de 2016 e em 8% relativamente ao anterior máximo alcançado em 2015.



O presidente ilhavense mostra-se satisfeito pela forma como evoluiram as relações com o Porto de Aveiro, assumindo que passam "um bom momento".
"O Porto de Aveiro faz parte de nós mesmos, territorialmente falando. Faz parte da nossa génese. Desde há alguns anos que vivemos uma relação óptima", diz Fernando Caçoilo.



O Porto de Aveiro está preparado para seguir um caminho de acolhimento de empresas e as negociações com o grupo A Silva Matos para a instalação de uma unidade industrial segue a bom ritmo.
Braga da Cruz assume que se trata de uma negociação que visa a instalação mas que no início passou por momento complexos. Agora há indicações de que o acordo pode estar próximo.



AVEIRO

O Porto de Aveiro vai ter um novo plano estratégico, cuja versão em vigor remonta a 2006. "Estamos a desenvolver a revisão do documento e as linhas mestras que saem incidem, sobretudo, na rentabilização das obras realizadas", anunciou o presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA).
"Mas isso não nos dispensa de alguns trabalhos para aumentar a competividade", ressalva Pedro Braga da Cruz.



O Porto de Aveiro recebeu esta quarta-feira a visita do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
A acompanhar o Senhor Bispo esteve o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos Rocha, e o Padre César Fernandes, pároco da Gafanha da Nazaré.



PORTO DE AVEIRO

2016 ficou marcado por investimentos como o reforço da capacidade de armazenagem coberta e a vinda de um reborcador mais potente, tornando o porto comercial mais atraCtivo para navios de maior dimensão, o que permitiu baixar o custo de movimentação de carga por tonelada movimentada.

Por isso, o Presidente do Porto de Aveiro deixa ainda "perspectivas de otimismo" acreditando que as mudanças ocorridas em 2016 no funcionamento da estrutura portuária "só começaram a ter efeitos no último trimestre, com um aumento significativo e esperamos consolidar estes segmentos".



PORTO DE AVEIRO

A Mediterranean Shipping Company Portugal (MSC) duplicou, em seis anos, o número total de navios a escalarem os portos nacionais, tendo passado de 467 escalas, em 2010, para 934 escalas em 2016. Estes valores traduzem-se numa média de 18 escalas MSC por semana nos portos portugueses.
O destaque vai para o desempenho da MSC Terminal de Aveiro que no primeiro ano de actividade registou 25 mil movimentações de contentores, traduzindo-se em 380 comboios operados pela MSC.



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