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PORTO DE AVEIRO NA INTERMODAL DE SO PAULO

Na Inauguração da 25.ª edição da Intermodal South America 2019, esta terça-feira, dia 19 de Março, o stand dos Portos de Portugal, no qual o Porto de Aveiro marca presença, recebeu a visita da comitiva brasileira da Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Infraestrutura.



SUBLINHA O CONSELHO DE ADMINISTRAO DA APA, S.A.

Como é do conhecimento público [ver notícia aqui], o ano de 2018 terminou com um novo máximo histórico no número de navios entrados e no volume de mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro.
Este excelente desempenho não teria sido alcançado sem o contributo dos operadores portuários licenciados no Porto de Aveiro.

Em conjugação com outros factores, os operadores portuários foram decisivos para “termos alcançado no Porto de Aveiro um novo máximo histórico de movimentação de mercadorias em 2018, a saber, 5.624.508 ton., com um crescimento de 9,2% relativamente ao ano anterior” – sublinha o Conselho de Administração da APA, S.A.



PASSADOS QUASE DOIS ANOS E MEIO

O navio Ocean Victory, actualmente denominado Bassel K, deixou finalmente o Porto de Aveiro, depois de um longo período de dois anos e cinco meses parado no Terminal Norte à ordem do Tribunal Marítimo.
A saída do navio, esta quinta-feira, 14 de Março, é saudada pela Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), atendendo aos prejuízos causados pela demorada e forçada presença no Terminal Norte.



DE 19 A 21 DE MARO

O Porto de Aveiro participa, pela primeira vez, na Intermodal South America.
Com início a 19 de Março, em São Paulo, no Brasil, durante três dias reunir-se-ão num único espaço de 29 mil m2, mais de 400 expositores e 32 mil profissionais oriundos de 22 países, dos sectores do shipping e da logística.

A presença do Porto de Aveiro surge sob a égide da Associação dos Portos de Portugal (APP), uma participação que engloba ainda os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines.



AVEIRO

A Câmara de Aveiro adianta que o ramal da linha do Vouga que faz a ligação de Aveiro e Águeda poderá ser concessionado. Uma ideia que estará em análise por parte da Refer e que foi referida como solução para a reabilitação e modernização da linha "sem investimentos megalómanos".

Ribau Esteves deixou essa informação na Assembleia Municipal, a propósito da votação da adenda ao acordo do município aveirense com a REFER que salda as contas entre as instituições ainda referentes ao processo da nova estação.



AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES

Os portos portugueses fecharam o ano de 2018 com uma quebra de 3,5 por cento face a 2017 no volume total de carga, atingindo 93 milhões de toneladas, ou seja, menos 3,3 milhões. Em contraciclo, o porto de Aveiro foi um dos dois únicos, a par com Faro, a apresentar desempenhos positivos, registando um valor recorde de tonelagem (ultrapassando as 5,6 milhões de toneladas) e atingindo uma quota de 6,1 por cento (superior em 0,7 por cento à de 2017). Contas feitas, o porto aveirense cresceu 9,2 por cento no ano passado, de acordo com o último relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).



PREVISO DE AGRAVAMENTO DO ESTADO DO MAR | SEXTA-FEIRA E SBADO

Divulgamos comunicado da Capitania do Porto de Aveiro, com recomendações de segurança atinentes à previsão de agravamento do estado do mar sexta-feira e sábado, dias 1 e 2 de Fevereiro.

PARA LER NA ÍNTEGRA AQUI



PORTO DE AVEIRO: UM PORTO COM FUTURO

O ano de 2018 terminou com um novo máximo histórico no número de navios entrados e no volume de mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro. Foram registados 1.116 navios , ou seja, um número 5,78% superior ao do ano anterior, com um Gros Ton Total e com um Comprimento Total dos navios também superiores aos de 2017 em, respectivamente, +11% e +7,47%, que espelham bem a tendência do mercado para a utilização de navios cada vez maiores e com maior capacidade de carga.

A carga movimentada ascendeu a 5.624.491 ton, 46,18% das quais foram granéis sólidos, 28,48% carga geral fraccionada e 25,33% granéis líquidos.



ANNCIO EST A GERAR UM AMBIENTE POSITIVO

O anúncio do plano de construção do corredor ferroviário Aveiro-Mangualde (Viseu), anunciado pelo primeiro-Ministro, António Costa, um investimento de 650 milhões de euros incluído no pacote de infraestruturas públicas do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), está a gerar um ambiente positivo devido à abertura de um caminho novo para as exportações do Centro-Norte em direcção à Europa.



EDUARDO DA SILVA MARTINS:

O Porto de Aveiro “tem potencialidades para desenvolver um projeto muito sustentável” para criar uma linha regular de contentores. Opinião dada por Eduardo da Silva Martins docente e coordenador no ISCIA, em Aveiro, onde é responsável pelo Departamento de Tecnologias do Mar, que dá formação nas áreas dos transportes, logística e a segurança.



INCLUDO NO PNI 2030

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), parte integrante do Portugal 2030, inclui Um novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde. O investimento previsto ascende a 650 milhões de euros.
O PNI 2030 define os investimentos estratégicos que o País deverá lançar na próxima década, estando articulado com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030.



PORTO DE AVEIRO

Os novos placards de sinalização com semáforo, que visam alertar as pessoas que se deslocam aos molhes de S. Jacinto (Aveiro) e Barra (Ílhavo) para a perigosidade de ali circularem, entraram em funcionamento no dia 28 de Dezembro, informa a Administração do Porto de Aveiro (APA). A intenção é evitar que aconteçam mais acidentes, como o que ocorreu no início do mês e levou à morte de três pescadores no molhe norte, em S. Jacinto. E evitar, também, as diversas quedas nas pedras que têm provocado feridos no molhe sul, na praia da Barra, sobretudo durante a noite.
Importa referir que o sinal vermelho se acende do pôr do sol ao nascer do sol e quando as condições de tempo e/ou de mar o justificarem.



Os portos do continente movimentaram 77,8 milhões de toneladas de carga até Outubro, menos 4,3 por cento do que no período homólogo do ano passado, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. Aveiro, a par com a Figueira da Foz e Faro, foi um dos únicos três portos a registar um aumento do volume de carga movimentada em Outubro, com um acréscimo de 335,5 mil toneladas no seu conjunto, lê-se no documento emitido pela instituição.



Apesar de ser "pequeno", Olinto Ravara garante que uma das vantagens do Porto de Aveiro é ter espaço para crescer. E vários são os investimentos no terreno e previstos para breve Nos últimos anos, o Porto de Aveiro tem vindo a sofrer modificações e a crescer, quer em unidades fabris como em infraestruturas que dão melhores condições a quem ali opera e, inclusivamente, mais competitividade a esta estrutura portuária aveirense.
Mas o crescimento e as alterações não se ficam por aqui.



FERNANDO CASTRO

(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.



FERNANDO CAOILO

No âmbito do Plano Nacional de Investimentos, apresentado recentemente pela CIRA, o município de Ílhavo defende a concretização da linha férrea Aveiro/Viseu/Salamanca, devidamente projectada com bitola europeia, como uma valência complementar à plataforma logística multimodal já existente, projectando ainda mais a região como o principal pólo exportador nacional fora da região de Lisboa.



RIBAU ESTEVES

O futuro do Porto de Aveiro está devidamente estruturado com o crescimento da sua Região de Aveiro, tendo sido acautelada essa realidade com a devida compatibilidade em termos urbanos, ambientais e de acessibilidades, sendo, no entanto, necessário melhorar a compatibilização da sua gestão com a gestão da Ria de Aveiro e da linha de costa aveirense.



A Administração do Porto de Aveiro (APA) vai reforçar a sinalização nos molhes norte e sul para evitar tragédias como a do dia 1 de Dezembro, com a morte por afogamento de três pescadores que foram apanhados por uma onda.



Entre Janeiro a Setembro do presente ano, o movimento acumulado na estrutura portuária aveirense atingiu as 4.092.907 toneladas, o que representa um aumento de 4,22% face ao período homólogo de 2017.



ENTREVISTA A OLINTO RAVARA

O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA), Olinto Ravara, indica os factores que contribuem para o dinamismo e crescimento do porto e revela os investimentos que estão a ser efectuados.





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