FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães
SLIDESHOW


BUSINESS2SEA - FÓRUM DO MAR 2018

Integrados no Stand da Região de Aveiro, o Porto de Aveiro, em conjunto com a Comunidade Portuária , marcam presença na Business2Sea - Fórum do Mar 2018.
O certame, que decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, termina esta sexta-feira.



PORTO DE AVEIRO INCLUÍDO NO «CASCADE 2019»

Um cenário catastrófico, com cheias a Norte e um sismo a Sul, vai ser simulado em Portugal em 2019, para um exercício internacional de protecção civil que envolverá forças especializadas e a população de vários distritos.
No Porto de Aveiro vai ser simulado um derrame químico e na barragem de Ribeiradio, no concelho de Sever do Vouga, as equipas terão que agir como se tivesse havido uma rutura.



Pela positiva destacaram-se, no decorrer do mês de Agosto, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com crescimentos acentuados de +26,5% e de +17,2%, respectivamente. Ao olharmos isoladamente para Agosto verificamos que a carga contentorizada denotou um crescimento homólogo de +11,5%, sendo factor decisivo para fixar o valor global da movimentação mensal nos 8.235.376 de toneladas.
 



O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária marcaram, uma vez mais, presença na Aveiro Techdays, evento de tecnologia que termina este sábado, 13 de Outubro.
Com início quinta-feira, aqui se têm discutido temas como Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Economia Circular, Mobilidade, e Talentos & Competências, entre outros.



O Porto de Aveiro marcou presença, com um stand, na Portugal Shipping Week, certame que decorreu entre 17 e 21 de Setembro, reunindo os principais especialistas mundiais do sector para a discussão das novas realidades e dos novos desafios do transporte marítimo mundial.



A tradição voltou a cumprir-se e este foi mais um domingo de Setembro marcado pela veneração à padroeira dos marinheiros. Cheia de singularidade, a procissão percorreu a Ria de Aveiro e terminou no Forte da Barra. A procissão na Ria deverá ter reunido mais de 100 embarcações de recreio.



MAIS UM RECORD NO MOVIMENTO DE MERCADORIAS

Com um total de 559.435 toneladas de mercadorias movimentadas, Agosto passa a ser o melhor mês de sempre no Porto de Aveiro, ultrapassando o anterior máximo obtido em maio do ano transacto por cerca de 17.000 toneladas.

No que diz respeito ao movimento acumulado no período de janeiro a agosto, regista-se um total de 3.660.867 toneladas, o que indica um crescimento de 3,85% em relação ao período homólogo de 2017.



AMT

Com crescimentos de 0,4% e 8,7%, os portos de Leixões e Aveiro «atingiram as respectivas melhores marcas de sempre» nos primeiros quatro meses do ano refere a AMT. Leixões movimentou um total de 6,2 milhões de toneladas (tendo uma quota de 20,9%) ao passo que Aveiro processou 1,8 milhões (responsabilizando-se por 6% do total nacional).



PORTO DE AVEIRO

Olinto Ravara acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e, por inerência, a presidência do Conselho de Administração da APFF, S.A, na sequência da renúncia de João Borges. A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais.



THREE RIVERS

Deu entrada esta terça-feira, dia 3 de Julho, o maior navio de sempre a escalar no Porto de Aveiro. O Three Rivers tem 190 metros e foi agenciado pela Navex - Empresa Portuguesa de Navegação, S.A.
O navio vem descarregar cerca de 27.000 toneladas de cereais, sendo o operador portuário responsável pela movimentação da carga a Aveiport-Sociedade Operadora Portuária de Aveiro.



O Conselho de Administração da APA recebeu recentemente no Porto de Aveiro a visita da Deputada Diana Ferreira, do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, acompanhada por membros da Direção Regional PCP de Aveiro.
A visita teve como intuito conhecer o Porto de Aveiro, na sua vertente empresarial e de motor de desenvolvimento económico de toda a região.
Após uma apresentação do Porto de Aveiro a comitiva teve oportunidade de visitar alguns dos principais terminais portuários.



INCLUINDO REPRESENTANTES DO PORTO DE AVEIRO

O "Grupo de Trabalho Aspectos Positivos das Dragagens" efetuou mais uma das suas reuniões semestrais, desta vez em Sines, nos dias 14 e 15 de Junho, tendo contado com o apoio da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.

Este grupo integra, para além de técnicos de portos portugueses e espanhóis, especialistas de instituições e empresas diretamente relacionadas com dragagens, que se reúnem para partilhar conhecimentos e experiências diversificadas, bem como debater as principais questões associadas às dragagens. O Grupo, que inclui dois representantes do Porto de Aveiro, efectuou ainda uma visita técnica ao Porto de Sines.



O projecto de Infraestruturação da Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, cofinanciado pelo COMPETE 2020, anuncia a criação de uma plataforma logística portuária com uma área total de construção de 73,2 ha, onde está já em instalação a unidade da A Silva Matos dedicada à produção de torres eólicas.



Comissão Europeia aprovou a inclusão da linha ferroviária galega entre A Corunha e Palencia no Corredor Atlântico que liga o Porto de Aveiro a Fran­ça, medida que aumentará a competitividade daquela região espanhola, anunciou o Eixo Atlântico. “A importância desta decisão reside não só na competitivida­de dos portos galegos, que podem fazer chegar as suas mercadorias a toda a Europa em tempos competitivos, mas tam­bém no impulso económi­co que levará ao interior da Galiza, região com grandes problemas demográficos pela falta de investimentos e do movimento económico”, refere em comunicado o organismo que congrega 38 municípios portugueses e galegos.



A PRIO anunciou ter batido o recorde do volume mensal movimentado na sua Ponte-Cais, no Porto de Aveiro, ao ultrapassar a fasquia dos 100 mil m3 no mês de Abril.

A este dado juntam-se outros valores que a empresa considera «impressionantes», nomeadamente «os mais de 600 navios operados, os mais de 3.500 dias sem acidentes e as 12.000 horas de operação concretizadas por uma equipa jovem e especializada que tem vindo a crescer e que vê, na excelência do serviço e segurança das operações, as linhas mestras para a sua atuação e a melhor forma de conseguir entregar valor à sua cadeia logística e aos seus clientes».



A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) avança que, no primeiro trimestre de 2018, os portos do continente movimentaram 21,9 milhões de toneladas, valor que se traduz numa quebra de 10,9% face a igual período de 2017, isto apesar de, no mês de Março se ter registado um crescimento de 3% face a Fevereiro.

AMT destaca que esta variação homóloga negativa é resultado da conjugação de desempenhos distintos dos vários portos, tendo Aveiro sido destaque pela positiva, com um crescimento de 10,3%, levando mesmo a que tenha conseguido alcançar a marca de valor mais elevada de sempre nos primeiros trimestres.



A MEDWAY acaba de assinar um contrato com a Uromac para o fornecimento de um locotractor que irá assegurar as manobras na área do Porto de Aveiro. Segundo a empresa, "o equipamento deverá chegar daqui a 6 meses e prevê-se que o mesmo possa ajudar a MEDWAY a melhorar a sua actividade sempre que operar neste porto".



A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou, recentemente, a empreitada de implementação da operacionalidade do Terminal de Granéis Líquidos. Uma obra que tem vai custar cerca de 2,6 milhões de euros. O prazo de execução é de 180 dias.



O porto de pesca de Aveiro, localizado na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, dispõe agora de um cais flutuante de apoio à pequena pesca, intervenção adjudicada pela Docapesca — Portos e Lotas em finais de 2017. A nova estrutura representa um investimento de 40 mil euros.



O movimento acumulado do Porto de Aveiro no período de janeiro a março do corrente ano foi de 1.342.167 toneladas, valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias no primeiro trimestre anual. O crescimento registado cifra-se nos 10% em relação ao período homólogo de 2017, onde se alcançou o anterior máximo.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade