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PORTO DE AVEIRO

Olinto Ravara acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e, por inerência, a presidência do Conselho de Administração da APFF, S.A, na sequência da renúncia de João Borges. A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais.



THREE RIVERS

Deu entrada esta terça-feira, dia 3 de Julho, o maior navio de sempre a escalar no Porto de Aveiro. O Three Rivers tem 190 metros e foi agenciado pela Navex - Empresa Portuguesa de Navegação, S.A.
O navio vem descarregar cerca de 27.000 toneladas de cereais, sendo o operador portuário responsável pela movimentação da carga a Aveiport-Sociedade Operadora Portuária de Aveiro.



Esta segunda-feira, dia 2 de julho, o Conselho de Administração da APA recebeu no Porto de Aveiro a visita da Deputada Diana Ferreira, do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, acompanhada por membros da Direção Regional PCP de Aveiro.
A visita teve como intuito conhecer o Porto de Aveiro, na sua vertente empresarial e de motor de desenvolvimento económico de toda a região.
Após uma apresentação do Porto de Aveiro a comitiva teve oportunidade de visitar alguns dos principais terminais portuários.



INCLUINDO REPRESENTANTES DO PORTO DE AVEIRO

O "Grupo de Trabalho Aspectos Positivos das Dragagens" efetuou mais uma das suas reuniões semestrais, desta vez em Sines, nos dias 14 e 15 de Junho, tendo contado com o apoio da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.

Este grupo integra, para além de técnicos de portos portugueses e espanhóis, especialistas de instituições e empresas diretamente relacionadas com dragagens, que se reúnem para partilhar conhecimentos e experiências diversificadas, bem como debater as principais questões associadas às dragagens. O Grupo, que inclui dois representantes do Porto de Aveiro, efectuou ainda uma visita técnica ao Porto de Sines.



O projecto de Infraestruturação da Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, cofinanciado pelo COMPETE 2020, anuncia a criação de uma plataforma logística portuária com uma área total de construção de 73,2 ha, onde está já em instalação a unidade da A Silva Matos dedicada à produção de torres eólicas.



Comissão Europeia aprovou a inclusão da linha ferroviária galega entre A Corunha e Palencia no Corredor Atlântico que liga o Porto de Aveiro a Fran­ça, medida que aumentará a competitividade daquela região espanhola, anunciou o Eixo Atlântico. “A importância desta decisão reside não só na competitivida­de dos portos galegos, que podem fazer chegar as suas mercadorias a toda a Europa em tempos competitivos, mas tam­bém no impulso económi­co que levará ao interior da Galiza, região com grandes problemas demográficos pela falta de investimentos e do movimento económico”, refere em comunicado o organismo que congrega 38 municípios portugueses e galegos.



A PRIO anunciou ter batido o recorde do volume mensal movimentado na sua Ponte-Cais, no Porto de Aveiro, ao ultrapassar a fasquia dos 100 mil m3 no mês de Abril.

A este dado juntam-se outros valores que a empresa considera «impressionantes», nomeadamente «os mais de 600 navios operados, os mais de 3.500 dias sem acidentes e as 12.000 horas de operação concretizadas por uma equipa jovem e especializada que tem vindo a crescer e que vê, na excelência do serviço e segurança das operações, as linhas mestras para a sua atuação e a melhor forma de conseguir entregar valor à sua cadeia logística e aos seus clientes».



A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) avança que, no primeiro trimestre de 2018, os portos do continente movimentaram 21,9 milhões de toneladas, valor que se traduz numa quebra de 10,9% face a igual período de 2017, isto apesar de, no mês de Março se ter registado um crescimento de 3% face a Fevereiro.

AMT destaca que esta variação homóloga negativa é resultado da conjugação de desempenhos distintos dos vários portos, tendo Aveiro sido destaque pela positiva, com um crescimento de 10,3%, levando mesmo a que tenha conseguido alcançar a marca de valor mais elevada de sempre nos primeiros trimestres.



A MEDWAY acaba de assinar um contrato com a Uromac para o fornecimento de um locotractor que irá assegurar as manobras na área do Porto de Aveiro. Segundo a empresa, "o equipamento deverá chegar daqui a 6 meses e prevê-se que o mesmo possa ajudar a MEDWAY a melhorar a sua actividade sempre que operar neste porto".



A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou, recentemente, a empreitada de implementação da operacionalidade do Terminal de Granéis Líquidos. Uma obra que tem vai custar cerca de 2,6 milhões de euros. O prazo de execução é de 180 dias.



O porto de pesca de Aveiro, localizado na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, dispõe agora de um cais flutuante de apoio à pequena pesca, intervenção adjudicada pela Docapesca — Portos e Lotas em finais de 2017. A nova estrutura representa um investimento de 40 mil euros.



O movimento acumulado do Porto de Aveiro no período de janeiro a março do corrente ano foi de 1.342.167 toneladas, valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias no primeiro trimestre anual. O crescimento registado cifra-se nos 10% em relação ao período homólogo de 2017, onde se alcançou o anterior máximo.



PORTO DE AVEIRO

João Borges acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), na sequência da renúncia de João Pedro Braga da Cruz.
A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais, que deverá acontecer na próxima Assembleia Geral, em finais de Maio.
 



O projecto de infra-estruturação da Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro, co-financiado pelo programa Compete 2020, prevê um investimento de mais de 14,2 milhões de euros, com um investimento elegível de 7,5 milhões de euros, a que corresponde um financiamento do fundo de coesão de 6,4 milhões de euros.



O Porto de Aveiro recebeu esta quarta-feira, dia 7 de março, uma comitiva de empresários brasileiros, do Estado do Ceará. A missão empresarial, que foi acompanhada pelo Presidente da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Fernando Castro, foi realizada no âmbito do projeto Internacionalizar em Português e integrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020), PORTUGAL2020, visando dar a conhecer in loco a localização geoestratégica do distrito e as suas excelentes infraestruturas/ equipamentos.



COM A MELHOR MARCA DA SUA HISTÓRIA

Os portos do continente terminaram o ano de 2017 com o registo do volume de carga mais elevado de sempre, atingindo 95,9 milhões de toneladas, o que corresponde a mais 2,2% do que no anterior máximo, registado em 2016. O Porto de Aveiro ajudou a estes números, com a melhor marca da sua história, ultrapassando em 10,7 por cento o seu anterior record, datado de 2015.



A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) informa que foram aprovadas as actualizações tarifárias das Administrações Portuárias do continente para 2018. Os Portos de Aveiro e Figueira da Foz não sofreram qualquer alteração. Nos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo de Sines e do Algarve e de Lisboa o aumento foi de 1,6%.



Os resultados do sistema portuário nacional conhecidos hoje mostram uma movimentação total de 88,8 milhões de toneladas, um novo recorde histórico para o período Janeiro-Novembro. Mas os recordes não ficam por aqui porque no Porto de Leixões e no Porto de Aveiro também se alcançaram números nunca antes vistos para o período em questão.
 



O monte de areia de grandes dimensões que se encontra nas imediações do terminal norte e do terminal químico do Porto de Aveiro irá ser retirado na totalidade em 2018, segundo garantiu o presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro, Braga da Cruz, em entrevista à Terra Nova.



PORTO DE AVEIRO

No último mês do ano passamos em revista alguns dos temas abordados no portal e newsletter do Porto de Aveiro em 2017. Destaque para os meses de Agosto a Dezembro.





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