FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:


DESTAQUES

PTM IBÉRICA

Sobrevoando o Porto de Aveiro #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Jardim Oudinot | Fotos Aéreas| 2014 | VÍDEOFOTO

Exercício/Simulacro “Porto Seguro 2013” (Vídeo-foto 1)

Porto de Aveiro em movimento #1 | 2014 | VÍDEOFOTO

Sobrevoando o Porto de Aveiro #2 | 2014 | VÍDEOFOTO

Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro

Praia da Barra – Fotos de outros tempos

Excursão dos Empregados Superiores do «Diário de Notícias» a Viseu e Aveiro - 1930


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo


Publicidade

FOTOS

 Tall Ship Races no Porto de Aveiro

Tall Ship Races no Porto de Aveiro
SLIDESHOW


O movimento acumulado do Porto de Aveiro, no período de Janeiro a Março do corrente ano foi de 1.216.272 toneladas, valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias no primeiro trimestre anual. O crescimento registado cifra-se nos 18% em relação ao período homólogo de 2016 e em 8% relativamente ao anterior máximo alcançado em 2015.



O presidente ilhavense mostra-se satisfeito pela forma como evoluiram as relações com o Porto de Aveiro, assumindo que passam "um bom momento".
"O Porto de Aveiro faz parte de nós mesmos, territorialmente falando. Faz parte da nossa génese. Desde há alguns anos que vivemos uma relação óptima", diz Fernando Caçoilo.



O Porto de Aveiro está preparado para seguir um caminho de acolhimento de empresas e as negociações com o grupo A Silva Matos para a instalação de uma unidade industrial segue a bom ritmo.
Braga da Cruz assume que se trata de uma negociação que visa a instalação mas que no início passou por momento complexos. Agora há indicações de que o acordo pode estar próximo.



AVEIRO

O Porto de Aveiro vai ter um novo plano estratégico, cuja versão em vigor remonta a 2006. "Estamos a desenvolver a revisão do documento e as linhas mestras que saem incidem, sobretudo, na rentabilização das obras realizadas", anunciou o presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA).
"Mas isso não nos dispensa de alguns trabalhos para aumentar a competividade", ressalva Pedro Braga da Cruz.



O Porto de Aveiro recebeu esta quarta-feira a visita do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
A acompanhar o Senhor Bispo esteve o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos Rocha, e o Padre César Fernandes, pároco da Gafanha da Nazaré.



PORTO DE AVEIRO

2016 ficou marcado por investimentos como o reforço da capacidade de armazenagem coberta e a vinda de um reborcador mais potente, tornando o porto comercial mais atraCtivo para navios de maior dimensão, o que permitiu baixar o custo de movimentação de carga por tonelada movimentada.

Por isso, o Presidente do Porto de Aveiro deixa ainda "perspectivas de otimismo" acreditando que as mudanças ocorridas em 2016 no funcionamento da estrutura portuária "só começaram a ter efeitos no último trimestre, com um aumento significativo e esperamos consolidar estes segmentos".



PORTO DE AVEIRO

A Mediterranean Shipping Company Portugal (MSC) duplicou, em seis anos, o número total de navios a escalarem os portos nacionais, tendo passado de 467 escalas, em 2010, para 934 escalas em 2016. Estes valores traduzem-se numa média de 18 escalas MSC por semana nos portos portugueses.
O destaque vai para o desempenho da MSC Terminal de Aveiro que no primeiro ano de actividade registou 25 mil movimentações de contentores, traduzindo-se em 380 comboios operados pela MSC.



PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

No programa Porto de Encontro, emitido pela Rádio Terra Nova, esteve em destaque a cerimónia de aniversário do Museu de Ílhavo. Exposições, dias temáticos, um Festival de Cinema, o lançamento de livros e datas de referência na vida do Museu Marítimo, são elementos para a celebração dos 80 anos desta unidade museológica.



A partir de 2017 os portos portugueses passarão a reunir num único documento as facturas dos serviços portuários prestados ao navio por entidades públicas. Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz envolveram-se na concretização deste objectivo, que foi fixado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
 



Feliz Natal e Próspero Ano Novo são os Votos do Conselho de Administração da APA, S.A.

João Pedro Braga da Cruz
Luís Barbosa Leal
Olinto Cruz Ravara
João Begonha Borges



Aveiro registou uma subida nas verbas das concessões portuárias. Os dados referem-se ao primeiro semestre e representam um aumento de 20% face a 2015, recebendo a APA 2,54 milhões (54% da verba expectável no final de 2016). As concessões em Portugal renderam 35 milhões de euros às administrações portuárias no 1.º semestre deste ano.



ENTREVISTA A BRAGA DA CRUZ

Os portos da Figueira da Foz e de Aveiro são duas infraestruturas consideradas fundamentais enquanto respostas efectivas às empresas da região Centro que investem na internacionalização através das exportações dos seus produtos paras os mais diversos mercados.



É mais um passo na concretização da Janela Única Portuária. A Autoridade Marítima Nacional, através das Capitanias do Porto da Figueira da Foz e do Porto de Aveiro, em colaboração com a Administração dos portos de Aveiro e da Figueira, trabalha para que esta medida de simplificação esteja concluída e seja uma realidade num futuro próximo com a integração da fatura única.
Para além da reunião referida, a APA manteve também reuniões com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e com a Sanidade Marítima.



COM MEIO MILHÃO DE TONELADAS MOVIMENTADAS

O mês de Outubro foi o “melhor de sempre” na história do Porto de Aveiro, que conseguiu ultrapassar “pela primeira vez” o meio milhão de toneladas de mercadorias movimentadas, divulgou esta quarta-feira a APA, S.A.
“O mês de Outubro de 2016 torna-se o melhor mês de sempre no Porto de Aveiro no que diz respeito à quantidade de mercadorias movimentadas, ultrapassando também pela primeira vez o meio milhão de toneladas, num total de 501 mil”, refere em comunicado o Porto de Aveiro.
Para este novo máximo, explica o Porto de Aveiro, “contribuiu de forma muito significativa o aumento na movimentação de carga geral, que em relação ao mês transacto subiu 99%”.



AVEIRO

O edifício da Capitania do Porto de Aveiro foi um dos recuperados numa obra de manutenção que é visível em diferentes espaços da administração portuária. A primeira fase dos trabalhos contou com a criação de estacionamento para viaturas destinado a pessoas com mobilidade reduzida.



Foi descarregada, recentemente, no Porto de Aveiro, uma nova grua para a Aveiport.

Trata-se de uma LHM280 com capacidade máxima de carga até 84 toneladas e alcance de braço de 10 a 40 metros.

Prevê-se que esteja operacional e em pleno funcionamento durante o mês de Novembro.



TOMADA DE POSSE DE CARLOS ALBERTO JOSÉ ISABEL

A “segurança” é a principal preocupação do novo capitão do Porto de Aveiro e comandante Local da Polícia Marítima de Aveiro, o capitão-de-fragata da classe de Marinha Carlos Alberto José Isabel, que substitui no cargo Luciano Oliveira, também capitão-de-fragata da classe de Marinha. Nomeado pela Autoridade Marítima Nacional, e após tomar posse, disse ao "Diário de Aveiro" que a segurança é uma questão comum a todas as capitanias, mas, em Aveiro, está perante uma “área de jurisdição enorme”.



ESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO

Esta quarta-feira, pelas 15:30, nas instalações da Estação de Salva-vidas decorre a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Porto de Aveiro. Carlos José Isabel substutui no posto Luciano Santos Oliveira (na foto).
O novo Comandante, Capitão-de-fragata da classe de Marinha, foi nomeado para o cargo pela Autoridade Marítima Nacional em Fevereiro deste ano (Portaria n.º 52/2016 - Diário da República n.º 37/2016, Série II de 2016-02-23).



O volume de mercadorias movimentadas nos portos nacionais atingiu um recorde de quase 84 milhões de toneladas em 2015, mais 7,9 por cento do que no ano anterior, revela a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Porto de Aveiro contribuiu para os resultados globais com um crescimento de 3,9 por cento.



PRIO

A Prio vai investir 11 milhões de euros, no Porto de Aveiro, para expandir o parque de tanques, o que permitirá o aumento da capacidade de armazenamento de líquidos (gasolinas, gasóleos e biodiesel) e abastecer melhor a Região Centro. O arranque da obra recebeu, sexta-feira, a visita de Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, e de Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia.



feed
mapa
Publicidade